Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM inaugura primeira Smart Classroom Chinesa da América Latina

A solenidade de abertura acontece na quarta-feira (3)



Na próxima quarta-feira (3), às 8 horas, acontece, no Auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia, a solenidade de inauguração da primeira Chinese Smart Classroom da América Latina e a abertura do curso de mandarim ofertado pela UFSM. A iniciativa acontece após a Universidade ter sido selecionada pelo Ministério da Educação da China para receber uma Smart Classroom do Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC), projeto que visa disseminar a cultura chinesa pelo mundo, com o objetivo de fortalecer os laços culturais e educacionais entre os dois países.

A solenidade de inauguração contará com a palestra da professora Ana Qiao, “Impressões da China”. Além disso, terá apresentações culturais do projeto de extensão da UFSM, “Mojubá: danças populares brasileiras” e do grupo DTG Noel Guarani. Além disso, a professora XIE Jinyu apresentará a dança de leques e a docente GUÓ Jiayi apresentará “Cantando na chuva” em flauta. Por fim, o evento contará, ainda, com a apresentação do saxofonista Hudson García.

Início das atividades

A Smart Classroom, ou sala de aula inteligente, que será inaugurada na UFSM é a primeira da América Latina e possibilitará a participação de professores e a disponibilidade de equipamentos vindos da China. O objetivo é criar um ambiente educacional moderno que proporcione uma experiência de aprendizado inovadora e interativa, promovendo uma imersão presencial mais eficaz por meio de tecnologias avançadas. 

Apesar da inauguração acontecer no dia 3 de abril, o curso está previsto para ter início a partir do segundo semestre deste ano, por enquanto sem previsão de data para inscrições. Inicialmente o público-alvo das aulas será a comunidade acadêmica, seja estudantes, técnico-administrativos e professores, pois terá um número restrito de turmas. No entanto, de acordo com o professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, a intenção é que seja expandido, também, para a comunidade externa. As aulas irão acontecer de forma presencial e online, dependendo dos cursos e horários disponíveis. 

O professor explica que o curso tem como objetivo expandir o contato com a cultura e língua chinesa, envolvendo universidades e empresas chinesas, dessa forma os alunos também poderão ter contato com docentes daquele país. Essa possibilidade se tornou possível para a UFSM através da professora Qiao Jianzhen, da Universidade chinesa Normal de Hebei, que possibilitou a integração entre as instituições. 

Importância para Universidade

De acordo com Bayard, esse tipo de projeto coloca a Universidade no quadro internacional. “Santa Maria é uma cidade pioneira em muitos aspectos e a UFSM é a principal referência neste sentido, sendo a primeira universidade a ser instalada no interior do Brasil. A inauguração da CLEC Smart Classroom coloca a UFSM novamente no papel de pioneira no Brasil, instalando esta estrutura e tendo o CLEC e o Ministério da Educação chinês como parceiros”, finaliza.

Texto: Gabriel Escobar, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65558

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes