Pesquisador da UFSM ministra palestra em universidade da Itália

Contatos consolidam parceria entre a UFSM e universidades italianas nas áreas de inovação e pesquisa

Professor Érico durante a apresentação de palestra na Universidade de Turim/Itália

O professor do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM, Érico Marlon de Moraes Flores, recebeu convite para visitar a Universidade de Turim, Itália, e estreitar os laços de cooperação científica entre essa instituição e a UFSM. A visita ocorreu entre 15 a 27 de março. No local, Érico foi recebido pelo professor Giancarlo Cravotto, um dos mais importantes pesquisadores italianos, com reconhecimento internacional, na área de Química e de Inovação.

No período de visita, Érico participou de reuniões com o grupo de pesquisa e desenvolveu atividades nos laboratórios do professor Cravotto. Além da visita técnica, o docente da UFSM ministrou a palestra intitulada “Powerful Systems for Extreme Trace Analysis using Microwaves”, onde apresentou trabalhos empregando a radiação micro-ondas e sistemas de ultrassom no Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e no Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO).

Como resultado dessa visita técnica, o LAQIA e CEPETRO receberão alunos de doutorado da Universidade de Turim. Um deles já virá no segundo semestre deste ano, evidenciando que a parceria firmada está trazendo resultados que ajudam no processo de internacionalização da UFSM. A Universidade de Turim possui um longo histórico de colaboração com a UFSM e é uma das universidades mais conceituadas da Europa. De acordo com Érico “tais atividades de cooperação científica e a possibilidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos na UFSM em uma universidade de grande reputação internacional, certamente trarão benefícios para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e de inovação na UFSM, o que já vem ocorrendo ao longo dos últimos 5 anos”.

Essa visita fez parte da missão prevista no programa de Internacionalização da Pós-Graduação, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Com informações e foto de Érico Flores.