Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM inaugura a primeira Chinese Smart Classroom da América Latina voltada ao ensino de língua e cultura chinesas

Evento contou com a participação de autoridades da China e do Brasil



Na última quarta-feira (3), ocorreu a inauguração da Chinese Smart Classroom da UFSM, instalada na sala 3302 do Prédio 16. As Chinese Smart Classroom (CSC) são salas de aula inteligentes, montadas com tecnologia específica para o ensino da língua e da cultura chinesa. Os principais equipamentos e os professores nativos, que atuarão de forma presencial na UFSM, são financiados pelo Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC, no acrônimo em inglês), vinculado ao Ministério da Educação da China. A presença desses professores e a possibilidade de interação direta com eles desempenha um papel fundamental no processo de aprendizado, consolidando a CSC como um centro de excelência no ensino do mandarim.

A inauguração da Chinese Smart Classroom da UFSM é um marco histórico para a cooperação Brasil-China, pois é a primeira do tipo a ser implementada em nosso país e na América Latina. Essa conquista foi possível graças à parceria estabelecida entre a UFSM e instituições chinesas, construída principalmente através da atuação da professora Qiao Jianzhen (Universidade Normal de Hebei/Instituto Confúcio da Universidade Federal Fluminense). 

Desenvolvendo o futuro 

A inauguração da Chinese Smart Classroom coloca novamente a cidade de Santa Maria e a UFSM em posição de destaque nacional e internacional, devido ao pioneirismo de suas ações e projetos. A China possui, atualmente, mais de 60 universidades que ofertam cursos de graduação em português, enquanto o Brasil possui apenas um em funcionamento na Universidade de São Paulo (USP). 

Para a UFSM, o estabelecimento desse espaço de colaboração com a China representa não só o fortalecimento do intercâmbio linguístico e cultural, mas também a geração de ciência, tecnologia e inovação em ambos os países. Além de ser mais um passo na inserção da UFSM no cenário acadêmico internacional, essa iniciativa também abrirá muitas portas para estudantes e professores da instituição, que terão mais ferramentas e oportunidades para o estabelecimento de relações acadêmicas, científicas e empresariais com um país que tem papel central na geopolítica mundial. 

Além disso, futuramente toda a comunidade santa-mariense também deverá se beneficiar com esse projeto. Apesar de, inicialmente, as aulas serem destinadas à comunidade acadêmica da UFSM, após a consolidação das operações, a ideia é que elas possam ser ofertadas também para o público externo. 

Início das aulas 

As aulas da Chinese Smart Classroom serão ofertadas de forma online e presencial, mas ainda não estão disponíveis informações detalhadas sobre o cronograma letivo (como datas e horários). O planejamento das atividades, que tem previsão de iniciar no segundo semestre deste ano, será feito nos próximos meses e será  divulgado pelas páginas da UFSM.

Solenidade de inauguração 

A inauguração aconteceu no auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia (CT), e começou com a apresentação da dança “Brincando de Carimbó”, pelo projeto de extensão da UFSM “Mojubá: Danças Populares Brasileiras”. Após, o DTG Noel Guarany mostrou um pouco da cultura regional por meio das danças tradicionalistas gaúchas. Representando a cultura chinesa, a professora Xie Jinyu apresentou uma antiga forma de dança da China, a Dança dos Leques, e a professora Guó Jiayi apresentou a música “Cantando na Chuva de Yangzhou” na flauta.

Na abertura da mesa oficial, que contou com autoridades brasileiras e chinesas, o diretor da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, destacou a importância do momento para fortalecer as relações educacionais e culturais entre os dois países. “Hoje nós estamos inaugurando uma relação que vai muito além do CLEC, que é a interação em ciência, tecnologia e inovação entre o Brasil e China”, afirmou o diretor. Paulo Bayard ainda salientou que o estabelecimento da Smart Classroom é o coroamento de uma parceria que já dura diversos anos e que perpassa diferentes áreas, desde o ensino de línguas até o desenvolvimento tecnológico impulsionado pelas parcerias com empresas chinesas. 

Representando a China, a professora Qiao Jianzhen, da Universidade Normal de Hebei e diretora chinesa do Instituto Confúcio da Universidade Federal Fluminense (UFF), agradeceu ao apoio e reconheceu o crescimento da cooperação entre os dois países. “A cerimônia de inauguração da Smart Classroom é o resultado do esforço de toda a comunidade da UFSM, da Universidade Normal de Hebei e do CLEC no apoio ao ensino do mandarim. Com a nova sala, esperamos ter mais oportunidade de expandir a cultura chinesa”, afirmou. Ela ainda destacou que, após o período da pandemia, ficou muito claro que o mundo precisa usar a linguagem como ponte para promover a compreensão e a comunicação entre povos diferentes. 

O diretor do Centro de Artes e Letras (CAL), professor Gil Negreiros, destacou que são muitos os desafios para uma universidade ultrapassar os limites nacionais e regionais. Ele ainda afirmou que o CAL está à disposição para trabalhar outras línguas e que a Smart Classroom é um projeto que se torna uma importante semente para futuros projetos similares, voltados para o ensino de línguas às comunidades acadêmica e santa-mariense. 

O professor Liu Jingze, reitor da Universidade Normal de Hebei, falou por videoconferência da China. Ele comentou que a inauguração da Chinese Smart Classroom na UFSM é de grande importância para o desenvolvimento internacional da língua e cultura chinesa. “Espero que as próximas cidades possam reforçar os intercâmbios e a cooperação da língua chinesa, e que haja mais oportunidades para os alunos brasileiros estudarem e se aproximarem da China”, afirmou Liu.

A diretora da Divisão de Assuntos Americanos e da Oceania (DAOA) no CLEC, professora Yuan Li, destacou que este ano marca os 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. “Acredito que a Smart Classroom será um novo modelo para a educação da língua chinesa no Brasil. É um lugar interessante para que os jovens aprendam a cultura da China e facilitar a interação entre os dois países”, disse a diretora. 

Por último, o reitor Luciano Schuch destacou a importância da UFSM se tornar uma universidade de excelência de classe global. “A mudança global que acontece no mundo hoje e que se volta para a China é importante para conhecermos esta cultura milenar e para fortalecer as nossas parcerias”, comentou o reitor. Ele demonstrou, com grande expectativa, que espera que a Smart Classroom possa ser um meio de aumentar ainda mais a interação e o aprendizado intercultural. 

Após a solenidade, o público pôde conhecer a Smart Classroom. O momento também contou com apresentação do saxofonista Hudson Garcia.

Com informações e foto do Núcleo de Comunicação da Secretaria de Apoio Internacional

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65595

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes