Comitê Ambiental da UFSM promove Escambo Solidário e Feira Estudantil

Ação visa incentivar a sustentabilidade dentro da Universidade através da troca de materiais descartáveis e recicláveis por produtos artesanais

No sábado (20), o Comitê Ambiental da UFSM (CA), uma organização estudantil com projetos de sustentabilidade socioambiental, em parceria com as Pró-Reitorias de Infraestrutura e Assuntos Estudantis, irá realizar mais uma edição do Escambo Solidário. O evento será das 14h às 17h, no hall do Restaurante Universitário I. A feira é aberta à comunidade acadêmica e geral e conta com varal cultural e oficina de costura criativa. Haverá, ainda, sorteio de brindes, apresentações musicais e karaokê.

O Escambo Solidário possui o objetivo de recompensar a separação correta de resíduos recicláveis e orgânicos na Casa do Estudante Universitário de Camobi. Nas trocas solidárias, são disponibilizadas plantas, ecobags e outros itens artesanais produzidos pelo Comitê em sua sede ou nas oficinas de costura que promove.

O acesso a essas confecções é exclusivo para quem levar resíduos orgânicos – entrega exclusiva dos moradores da CEU – e/ou recicláveis, que geram pontos equivalentes a uma moeda.Também é possível adquirir artesanatos comercializados na Feira Estudantil por alunos da UFSM não participantes do CA.

Materiais para troca

O Comitê recebe resíduos orgânicos, que são convertidos em moedas de troca de acordo com seu peso, e óleo de cozinha saturado, desde que esteja armazenado em garrafas PET. Miçangas, folhetos de raio-x, embalagens de amaciante de 2 e 5 litros e galões de água também são aceitos.

Inscrições para expositores

Foi aberta na última segunda-feira (8), no perfil da organização no Instagram, a chamada para artesãos que possuem interesse em expor no evento. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário disponível neste link, até o dia 13. Os selecionados serão informados via e-mail no dia 16.

Texto: Kemyllin Dutra, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista