UFSM inaugura sala de tecnologia para agricultura de precisão

Parceria com a Massey Ferguson reúne conhecimento e tecnologia para uma produção mais eficiente e sustentável

A inauguração da Sala de Tecnologia Advanced Farm 360, que ocorreu nesta quinta-feira (11), marca um novo capítulo na parceria entre a UFSM e a Massey Ferguson. O espaço será dedicado ao ensino e atividades práticas nas áreas de agricultura de precisão e agricultura digital para impulsionar a chegada de novas tecnologias ao campo. O projeto idealizado há quase três anos simboliza mais uma etapa da parceria entre a universidade e a empresa, que teve início na década de 1980.

O professor do Colégio Politécnico e coordenador do Advanced Farm 360, Luciano Pes, destacou que as tecnologias empregadas nessas duas áreas contribuem para uma agricultura mais sustentável, com menos produtos químicos e menor desperdício de recursos.

Reitor Luciano Schuch, a diretora do Colégio Politécnico Marta Von Ende, o diretor de marketing da Massey Ferguson Fernando Alonso e o coordenador do projeto, professor Luciano Pes durante a cerimônia de abertura da sala

A solenidade teve início a partir das 10h e culminou com o descerramento da fita pela diretora do Colégio Politécnico, Marta Von Ende, perto do meio-dia. Em sua fala, o reitor Luciano Schuch destacou a Sala de Tecnologias como mais um passo para tornar a UFSM referência de agrotecnologia no sul do país. “A Universidade já é uma potência na produção de proteína animal e vegetal e ter parceiros que acreditam neste projeto como a Massey Ferguson é o que nos faz crescer como Instituição”, afirmou.

Os alunos Alisson Cella, Juliel Somavilla, Kauane Rubert e André Mullich, integrantes do Advanced Farm 360, também realizaram falas durante a solenidade. Através de suas histórias, eles demonstraram a atuação do projeto nas áreas de ensino, pesquisa e inovação com a implementação de novas técnicas para pequenos produtores; com 10 projetos de pesquisa em andamento; e também pelo incentivo a criação de startups, como a Farm 360.

Entre as ações de extensão realizadas pelo projeto está o evento Dia de Campo, realizado duas vezes por ano com o objetivo de integrar estudantes, empresas e produtores rurais. A quarta edição do evento, dedicada às culturas de verão, foi realizada nesta tarde e contou com mais de 400 inscrições.

Também estiveram presentes na inauguração da sala Everton Alonso, diretor de Marketing da Massey Ferguson e outros funcionários da empresa, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – Sict, a pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa Cristina Wayne Nogueira, Guilherme Passamani, gerente regional da Emater/RS, extensionistas rurais e membros da comunidade acadêmica.

Egresso recebe medalha de visitante Ilustre

A programação também contou com a entrega da medalha de visitante ilustre para Werner Santos, graduado em Engenharia Mecânica pela UFSM, com pós-graduação em Agronegócios, Marketing e Gestão de Negócios. Werner que hoje atua como consultor estratégico já exerceu funções de gestão e liderança em multinacionais como Massey-Ferguson, Valtra, Fendt e John Deere.

O homenageado Werner Santos foi um dos responsáveis pela parceria entre UFSM e Massey Ferguson em projetos pioneiros em agricultura de precisão

Apesar do extenso currículo no mercado, ele manteve vínculo com a Universidade e participou de projetos como Núcleo de Máquinas Agrícolas (NEMA) e o Projeto Aquarius que há 20 anos  foi pioneiro em pesquisas de agricultura de precisão no sul do Brasil. Werner sempre atuou como um interlocutor entre o mercado e diferentes núcleos do Centro de Ciências Rurais, que resultaram em parcerias e cessão de equipamentos de alta tecnologia.

“Esse prêmio é uma homenagem a todos que nos ajudam no dia a dia porque ninguém faz nada sozinho e nunca imaginei que seria possível realizar as coisas que fazemos hoje”, destacou Werner durante seu agradecimento.

Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista