Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM, Capes e Universidade de Maryland oferecem curso e palestra sobre clima e recursos hídricos inteligentes

Atividades serão realizadas em inglês no CT



O professor e pesquisador Puneet Srivastava, da Faculdade de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade de Maryland, está no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria para conduzir um curso e apresentar uma palestra nesta semana. As temáticas das atividades, que serão oferecidas em inglês, são clima e recursos hídricos inteligentes. 

A promoção é da UFSM, da Capes e da Universidade de Maryland. A realização é dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil, em Engenharia Química, em Engenharia Ambiental e em Química, e do Grupo de Pesquisa em Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias

Workshop internacional

O curso “Fundamentos do clima, processos hidrológicos e suas interações” (“Fundamentals of climate, hydrologic processes and their interactions“), com o professor Puneet Srivastava, da Universidade de Maryland, será oferecido entre segunda (15) e quarta (17). 

O tempo e o clima exercem grande influência na disponibilidade e qualidade da água doce. O workshop abrange os fundamentos da ciência do clima, do tempo à variabilidade climática, aos cronos de tempo de mudanças climáticas, processos importantes de hidrológico e de qualidade da água que são grandemente influenciados pelo tempo e clima, e, através de estudos de caso, estimulará o interesse dos alunos em quantificar a influência climática sobre a quantidade e qualidade da água.

Destinado a estudantes de mestrado e doutorado em Engenharias.

Inscrições até segunda (15) através do formulário

Palestra 

A palestra “Previsões Climáticas e Projeções para Gestão de Recursos Hídricos Climaticamente Inteligentes” (Climate Forecasts and Projections for Climate-Smart Water Resources Management), com o professor Puneet Srivastava, da Universidade de Maryland, será nesta quinta (18), às 14h, no Auditório Pércio Reis, prédio 7 do Centro de Tecnologia.

O seminário tem objetivo de entender como as previsões climáticas sazonais a interanuais podem ser usadas para mitigar os impactos negativos das secas e apreciar a necessidade de atualizar continuamente os dados históricos do clima para a proteção adequada dos recursos hídricos. 

Destinada a interessados em geral.

Inscrições online até esta segunda (15).

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65621

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes