Progredir Geoparque Caçapava está com editais abertos para credenciamento de cursos e seleção de cuidadores

Progredir visa ofertar cursos de qualificação profissional nas áreas do turismo e da cultura

O Programa Progredir Geoparque Caçapava está com dois editais abertos. O primeiro é para credenciamento de cursos e outro para a seleção de cuidadores, responsáveis pela recreação de crianças entre 0 e 6 anos, filhos de estudantes inscritos nos cursos.

O edital para credenciamento de cursos recebe propostas até o dia 08 de maio. Os interessados devem ofertar cursos de qualificação profissional e de atividades empreendedoras de cultura e turismo associadas ao Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO, com carga horária de 52h, destinados à inclusão socioeconômica e produtiva. As ações devem ser desenvolvidas no período entre 2024 e 2025. Podem ser proponentes pessoas com ou sem vínculo com a UFSM, desde que respeitados os critérios do edital.

Para concorrer ao edital de cuidadores de crianças, é preciso realizar a inscrição até 30 de abril. A oportunidade é para pessoas com ou sem vínculo com a UFSM que desejam atuar no cuidado de crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos, filhos de estudantes inscritos nos cursos ofertados pelo Programa Progredir Geoparque Caçapava. A atuação de cuidadores será durante as aulas dos cursos do Progredir, em Caçapava do Sul.

Lançamento e oferta de cursos

O lançamento do Programa Progredir Geoparque Caçapava aconteceu no último dia 4 de abril, no auditório da Unipampa – Campus Caçapava do Sul. O programa visa ofertar cursos de qualificação profissional nas áreas do turismo e da cultura, prioritariamente, às pessoas inscritas no Cadastro Único do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO. Na ocasião, a comunidade pode conhecer detalhes do Programa e os processos em andamento para que os cursos possam ser iniciados neste ano.

As inscrições para os cursos estarão disponíveis nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Nelsis Coradini do Bairro Floresta e no CRAS Bairro Sul, a partir do mês de junho de 2024 e a previsão de início das aulas é julho deste ano.

Para mais informações sobre o Progredir, os interessados podem entrar em contato diretamente com os CRAS mencionados, ou ainda, na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada no centro de Caçapava do Sul.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Progredir Geoparque Caçapava