Universidade chinesa parceira da UFSM convida pesquisador para ministrar palestra

Professor da área de química da UFSM visitou a Hebei Normal University e ministrou palestra sobre o uso de energias alternativas para processos químicos

Palestra foi acompanhada por cerca de 100 pessoas

O professor Érico Flores, docente do Departamento de Química da UFSM, foi convidado na quinta-feira (18) para visitar a Hebei Normal University (HNU), em ShijiaZhuang, Província de Hebei, China, sendo recebido por coordenadores de relações internacionais da HNU e pelo Diretor do Instituto de Química, professor Liu Bo. Na ocasião, foram feitas reuniões técnicas entre pesquisadores e visitas aos laboratórios da HNU. Nessa mesma visita, o professor Érico recebeu a confirmação de sua participação em projeto de pesquisa com financiamento por parte do governo chinês e coordenado pelo professor Liu Bo, envolvendo a cooperação científica além de intercâmbio de alunos de pós-graduação entre a HNU e a UFSM. Foi informado que o projeto está em trâmite para avaliação e aprovação pelo Ministério da Educação da China.

Em vista das linhas de pesquisa desenvolvidas no grupo de pesquisa na UFSM, Érico foi convidado para apresentar uma palestra aos pesquisadores e alunos da HNU. A palestra, ministrada também no dia 18, envolveu o uso de ultrassom e radiação micro-ondas para o desenvolvimento de métodos analíticos e de melhoramento de processos industriais (“New Advances using Microwaves and Ultrasound for Chemical Processes Intensification”). A palestra contou com a participação de mais de 100 pessoas e, segundo os pesquisadores chineses, foi muito motivadora, pois mostrou a possibilidade de desenvolvimento de sistemas robustos e com alta eficiência empregando equipamentos relativamente simples, que é uma das linhas de excelência do grupo de pesquisa coordenado por Érico na UFSM.

Érico relembra que foi durante sua gestão à frente da Secretaria de Apoio Internacional da UFSM, entre 2018 até o início de 2022, que os primeiros Acordos de Cooperação da UFSM com instituições chinesas foram firmados, incluindo o Acordo com a HNU em 2021. Segundo Érico “foi a partir daí que a UFSM desenvolveu com mais intensidade os contatos com instituições chinesas resultando, além de outras ações, em cursos regulares de Chinês, Cultura Chinesa e de Medicina Tradicional Chinesa ofertados gratutitamente para a comunidade acadêmica da UFSM”.

Com informações de Érico Flores