Por meio do Pró-Saúde, UFSM auxilia abrigados no CDM com atendimentos médicos

Projeto de extensão do CSS disponibilizou o espaço no local para a realização do trabalho

Sala do Pró-Saúde, no CDM, é espaço para atendimentos médicos para abrigados no local

No espaço do projeto de extensão Pró-Saúde, no Centro Desportivo Municipal (CDM), estão sendo realizados atendimentos de saúde às vítimas das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde a última semana. A iniciativa começou na quinta-feira passada (2) e, de acordo com a professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e coordenadora da ação, Michele Saccol, a atividade segue enquanto houver pessoas abrigadas no local e, se necessário, posteriormente.

Ao todo, já foram realizados 34 atendimentos a dez pacientes diferentes – sendo a maioria crianças e adolescentes. Estão na equipe médica profissionais voluntários, como também docentes e acadêmicos da UFSM e da Universidade Franciscana, em escalas de dois turnos diários. A iniciativa começou a partir da fisioterapeuta da ala pediátrica do HUSM, Letícia Hermes, que decidiu iniciar os tratamentos com o objetivo de prevenir infecções respiratórias que poderiam acarretar a necessidade de atendimento no Hospital.

Voluntários realizaram a limpeza da sala ocupada pelo Pró-Saúde

Com a existência da sala do Pró-Saúde no CDM, o local foi disponibilizado para o seguimento dos trabalhos. Contudo, na terça-feira, dia 29, o espaço havia sido invadido pela água. Para que fosse possível a realização dos atendimentos, foi necessário que um grupo de alunos do curso de Fisioterapia da UFSM limpasse, na quinta-feira passada, para que, na sexta-feira (3), o local pudesse ser utilizado. Antes, os pacientes eram atendidos no ginásio.

Os materiais utilizados foram disponibilizados pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas e pelo curso de Fisioterapia da UFSM, como também por doações voluntárias. Ainda, segundo Michele, a parceria com profissionais de pediatria e a Secretaria de Saúde de Santa Maria permitiu com que o trabalho tivesse um “cuidado maior” com as pessoas abrigadas.

O Pró-Saúde surgiu em 2018 através de uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde (NEMAEFS) da UFSM e a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. A proposta do projeto é ofertar atividades gratuitas voltadas à manutenção da saúde da população.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista