UFSM integra campanha liderada pela Unisc para arrecadação de rádios a pilha e pilhas

Objetivo é levar informação, através do rádio, às comunidades que estão sem acesso à telefonia, internet e energia elétrica

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está à frente de uma campanha de arrecadação de aparelhos de rádios e pilhas. A ideia surgiu depois que várias localidades, especialmente do interior, ficaram completamente sem comunicação. “A única forma que algumas pessoas encontraram de se manter informadas sobre o que estava ocorrendo na sua volta foi o rádio a pilha, uma vez que não havia sequer energia, muito menos internet”, relatou Willian Araújo, professor de Comunicação na Unisc e um dos coordenadores do projeto.

Em Santa Maria, a equipe do núcleo da Campanha é composta por docentes, técnicos e discentes da área de Comunicação Social e levantou dados sobre a relevância da iniciativa na região. Hoje, são cerca de 3 mil usuários da energia elétrica local que estão sem luz, conforme a RGE, o que dificulta o acesso à informações relevantes sobre os territórios e também aos alertas da Defesa Civil e de outros agentes públicos. O levantamento segue para compreender a situação do município e região e realizar a distribuição nos pontos mais críticos.

A iniciativa visa coletar rádios a pilha em bom estado, que serão distribuídos nessas áreas afetadas. A doação de pilhas também é fundamental, para que as comunidades possam garantir acesso à comunicação ao longo das próximas semanas. Os interessados em contribuir podem entregar os equipamentos no Hall da Reitoria da UFSM. Pessoas de outras regiões do Brasil podem doar pelo PIX doeumradio@gmail.com.

A organização da Campanha na região centro é pela UFSM, através dos Grupos de Pesquisa “Práticas e Processos Midiáticos”, “Comunicação e Desenvolvimento”, “Estudos de Jornalismo”, “Nós – Pesquisa Criativa”, do PPG em Comunicação da UFSM e do Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social (UFSM).
A campanha conta com o apoio de:
Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública)
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT)
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO)
Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT)
Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM)
Laboratório de Rádio UFMA
Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS (NER)
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)