“De quadradinho em quadradinho, somos mais fortes”: Laboratório de Lã da UFSM integra ação Tricotando Cobertinhas

Voluntários confeccionam cobertas de tricô e crochê para as vítimas das enchentes de Santa Maria

foto horizontal colorida de pessoas sentadas em volta de uma mesa, onde estão quadrados de tricô de diferentes cores sendo costurados uns nos outros
Projeto contabiliza mais de 160 voluntários

O projeto Tricotando Cobertinhas, que tem parceria com o Laboratório de Lã (Lablã) da UFSM, vem unindo vários artesãos de Santa Maria para produzir quadradinhos de lã, de 20x20cm, que formam cobertas para os afetados pela tragédia que assolou o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. A iniciativa também aproxima pessoas que não estão habituadas com tricô ou crochê, mas que querem ajudar de alguma forma.

A confecção das cobertas acontece de forma presencial, no Labcriativo, que fica localizado na rua Manoel Ribas, 2038, ou no Lablã da Universidade, no prédio 78 do Campus Sede, sala 21. A data, horário e local dos encontros são divulgados através do Instagram. Também é possível produzir os quadradinhos em casa e depois entregar nos encontros ou pontos de coleta que estão distribuídos no Centro, em Camobi e no bairro Tancredo Neves (confira os locais abaixo).

Além da mão de obra, é possível contribuir com a iniciativa por meio de doações de materiais como lãs, linhas e agulhas. As doações podem ser feitas nos pontos de coleta e nos encontros que ocorrem durante a semana.

foto colorida horizontal com pessoas sentadas em volta de mesas redondas, tricotando, uma mulher está em pé ao fundo
Lablã é um dos pontos de encontro dos voluntários

Famílias inteiras estão ajudando

Camila Bromberger Soquetta, uma das artesãs do projeto, lembra que o tricô e o crochê fazem parte da rotina de muitas famílias gaúchas, sendo uma tradição passada de geração para geração. “Recebemos vários relatos de famílias inteiras que aderiram ao projeto. Inclusive, muitas pessoas estão aprendendo essas artes para participar. Em nossos encontros presenciais contamos com colaboradores ensinando quem deseja aprender. Por isso, são muito importantes as doações de lãs e agulhas”, destaca.

De acordo com Camila, o projeto ainda está nas primeiras etapas e por isso ainda vai ser discutido, em conjunto, para onde irão as doações. A artesã conta que o grupo está aberto para sugestões.

A professora do curso de Zootecnia da UFSM Ana Gabriela De Freitas Saccol, participante do Lablã e do Tricotando Cobertinhas, destaca a importância desse projeto para quem irá receber, mas também para quem está ajudando.

“A gente faz uma doação em dinheiro, mas não aquece o teu coração. Agora, no momento que tu pegas uma linha, tu pegas uma agulha de crochê ou uma agulha de tricô e começas a tricotar, tu ocupas o teu tempo, pões uma energia positiva, amor naqueles pontos que estás fazendo. Saber que aquele teu quadradinho vai juntar com outro quadradinho e que isso vai formar uma coberta que pode aquecer alguém, é algo muito bonito”, comenta a professora.

foto colorida horizontal mostra em destaque uma pessoa tricotando uma peça em lã amarela
Quem não tricota pode contribuir com doações

União com a UFSM

A zootecnista da UFSM Simone De David Antonio relata que a parceria para criar o projeto surgiu através de um grupo no WhatsApp, que foi criado após um workshop que o Lablã participou no fim do ano passado. Atualmente o grupo conta com 161 pessoas dedicadas a ajudar na confecção das cobertas.

Para Simone, todo projeto de extensão é para inserir a Universidade cada vez mais na comunidade. “A extensão que a gente já trabalha aqui sempre busca levar para fora. Então, o Laboratório de Lã oferece cursos para a comunidade. É importante a gente ter esse objetivo de fazer com que a Universidade chegue mais perto da comunidade”, comenta Simone, acrescentando que a iniciativa deve seguir ajudando quem tem necessidade.

Pontos de coleta de doações:

Centro:

Agulhas Mágicas – Rua General Neto,121

Casa das linhas – Rua do Acampamento, 636

Loja Gaiger – Rua do Acampamento, 352

Galeria Gaiger – Calçadão, 1293

Estacionamento Rio Negro – Rua Niederauer, 1580

Magiart – Avenida Rio Branco, 310

Brechó Vó Adelaide – Rua Serafim Valandro, 501

Cantina da UFN – Rua Silva Jardim, 1323

Brechó – Rua Duque de Caxias, 3317

Mercado das Rações – Hélvio Basso, 1357