Na tarde desta segunda-feira (30), a UFSM e a Prefeitura de Santa Maria assinaram um convênio que destinará R$ 971.240,14 para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O investimento possibilitará melhorias no espaço físico destinado ao tratamento oncológico de crianças e adolescentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e visa renovar a ambiência do Centro de Tratamento da Criança e Adolescente com Câncer (CTCriaC) e do Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO).
Uma das oncologistas pediátricas do Husm e coordenadora do Programa de Extensão Turma do Ique, Paula Kieling Reis, destacou que “a principal ação realizada no Centro de Convivência Turma do Ique é o acolhimento e o atendimento humanizado das crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas”. Ela também ressaltou que “o programa tem sido moldado conforme a necessidade de manutenção das garantias sociais, da cidadania e da sequência da vida com o mínimo de impacto e sequelas possíveis”.
Durante a assinatura do convênio, a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, agradeceu o trabalho desenvolvido pela equipe da Turma do Ique e relembrou a criação do projeto. Ela ainda falou sobre a importância das parcerias e recursos para suprir as necessidades que não podem ser supridas com os orçamentos institucionais. Além disso, ela destaca que “aqui é o grande espaço para uma extensão acolhedora, uma extensão que está de braços abertos a receber toda a comunidade”.
A destinação do recurso
O valor do projeto é proveniente de recursos de destinação dirigida do Imposto de Renda (IR). A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Marcia Vendrúsculo, detalhou que “esse valor já se encontra na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e deve ser utilizado em 12 meses para melhorias no espaço físico”.
O médico hematologista do Husm, Gustavo Brandão Fischer, explicou a importância do investimento. “Esse montante será fundamental para a reforma das unidades de transplante e de tratamento do câncer, que é uma construção antiga”. Ele ressaltou que “embora a reforma não seja grande, ela permitirá melhorias significativas, como a pintura das paredes, a troca do mobiliário e do piso, proporcionando um ambiente mais saudável e atraente para as crianças que enfrentam problemas graves de saúde”.
A importância da Turma do Ique
A Turma do Ique é um projeto de extensão da UFSM que atua no centro de convivência destinado a familiares e pacientes pediátricos em tratamento oncológico, proporcionando momentos de lazer e apoio emocional para as crianças atendidas no CTCriaC e seus familiares. O centro é localizado ao lado do Husm e atende, em média, 60 pacientes por semana via SUS. Em 2023, “foram oferecidos 6.040 cafés da manhã e 4.349 almoços. Diariamente, os usuários têm opção de descanso e/ou lazer, conforme lhes for conveniente naquele dia”, contou Paula.
Desde sua criação, no início na década de 1990, a Turma do Ique vem beneficiando crianças e adolescentes diagnosticados com câncer, além de atender outros problemas de saúde, especialmente na área de hematologia – que estuda o sangue e órgãos relacionados, como medula óssea e baço. O grupo visa promover ações voltadas para a saúde e o bem-estar das crianças, geralmente envolvendo atividades lúdicas e educativas.
O nome “Ique” refere-se a um personagem que simboliza a alegria e a esperança, ajudando a humanizar o ambiente hospitalar e tornando a experiência das crianças e suas famílias mais acolhedora. O grupo visa promover ações voltadas para a saúde e o bem-estar das crianças, geralmente envolvendo atividades lúdicas e educativas.
Texto: Milena Gubiani, estagiária da Agência de Notícias, com colaboração da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
Fotos: Julia Cervo, assessora do Gabinete do Reitor
Edição: Lucas Casali