Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes celebram ingresso na UFSM pela chamada oral da lista de espera do SiSU 2025

As chamadas acontecerão em todos os campi da UFSM até sexta-feira (21)



O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybush, realizou a leitura dos nomes da lista de espera

Na tarde desta terça-feira (18), aconteceu mais uma sessão da chamada oral da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), modalidade que integra o leque das formas de ingresso na UFSM. Desde segunda-feira (17), a chamada ocorre no Centro de Convenções e segue até quarta-feira (19) no mesmo local.

Ainda nesta terça, pela manhã, houve a chamada oral para os cursos de Fabricação Mecânica, História, Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Medicina, Meteorologia, Processos Químicos e Química. Já pela tarde, foi a vez dos cursos de Agronomia, Agronegócio, Direito, Pedagogia, Alimentos, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Odontologia, Teatro e Relações Internacionais. Na ocasião, o pró-reitor adjunto de Graduação, Felix Antunes Soares, orientou os estudantes sobre as etapas que compõem o processo, desde a lista de espera até a realização das matrículas. Posteriormente, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, responsável pela leitura dos nomes classificados, discursou sobre a diversidade de cotas e deu as boas-vindas aos novos ingressantes.

Hora de dar sequência nos sonhos”

Carlos Eduardo Brancher comemorou a aprovação em Odontologia junto com sua mãe, Nilva Maria Brancher

Foi com um sorriso no rosto que o mais novo estudante de Odontologia, Carlos Eduardo Brancher, 18 anos, comentou sobre a emoção de ter sido aprovado: “eu fiquei realizado porque sempre foi o curso que quis fazer e é uma sensação muito boa ter essa conquista”, revela. Carlos é natural de Porto Alegre e compareceu à chamada oral acompanhado de sua mãe, Nilva Maria Brancher, que explanou o sentimento de orgulho perante a conquista do filho. “É maravilhoso ser aprovado em uma universidade federal. Agora precisamos procurar uma moradia para ele e é hora dar sequência nos sonhos”, afirma.

Em meio à agitação de estudantes e familiares comemorando a conquista das vagas, a recém-caloura do curso de Agronegócio, Isadora Vendrucolo, 18 anos, natural de Nova Palma, celebra a aprovação ao lado da mãe, Dulcimara Vendrucolo. “Eu não estava muito confiante que iria passar, mas acabei me surpreendendo e é algo muito legal, muito gratificante”, reforça a estudante. Apesar da grande felicidade, Isadora conta que o seu primeiro objetivo era a aprovação no curso de Agronomia, e que está aguardando a lista de espera do Vestibular da UFSM.

Mineia Fornari compareceu à chamada oral para representar a filha Isabella Fornari

Mineia Fornari se tornou “mãe de caloura”. Natural de Florianópolis, Mineia compareceu na chamada oral e saiu com a alegria de ver a filha Isabella Fornari, 18 anos, aprovada no curso de Agronomia. A mãe da estudante contou que a filha não pôde estar presente na ocasião, pois está fora do país. “Minha filha está na Itália agora, ela dá aulas de patinação por lá […], é uma grande alegria para qualquer mãe ou pai ver os filhos conquistarem algo tão lindo. Eu tenho certeza que ela vai ter a oportunidade de aproveitar todo o conhecimento que essa universidade oferece”, afirma Mineia, com lágrimas nos olhos.

Enquanto espera em frente ao Centro de Convenções da UFSM e segura uma sacola com pincéis e tinta guache, a veterana do curso de Direito (Noturno), Camille Telles, 22 anos, explica sobre a importância de receber os novos estudantes e como sentiu falta das clássicas pinturas no rosto quando entrou na universidade. “Eu ingressei durante o segundo semestre de 2020, durante a pandemia e também pela chamada oral, então não tive toda a celebração usual que hoje nós fazemos […], é muito legal vir recepcionar os calouros e mostrar para eles que a universidade não precisa ser algo maçante”, comenta a estudante.

Na perspectiva de Camille, outro aspecto positivo da recepção é levantar o astral do estudante: “muitos deles pensam que não terem sido aprovados de primeira simboliza inferioridade, mas isso não é verdade […], queremos lembrar que eles devem celebrar essa conquista”, finaliza.

Chamada oral em todos os campi

Vale lembrar que as chamadas orais também serão realizadas nos outros campi da UFSM: em Cachoeira do Sul, o processo será na quinta-feira (20), pela tarde. Já em Frederico Westphalen e Palmeiras das Missões, na sexta (21), pelos turnos da manhã e tarde, respectivamente.

Informações sobre os candidatos aptos à lista de espera do SiSU 2025, os horários e locais das chamadas orais podem conferidos na página dos editais do SiSU, disponibilizados pela Pró-reitoria de Graduação.

Texto e fotos: Pedro Moro, estudante de Jornalismo e bolsista na Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68303

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes