Na manhã desta segunda-feira (10), a UFSM recebeu no Campus Sede egressos da Universidade para conversar com os novos alunos no dia de abertura da Recepção Institucional do primeiro semestre de 2025. Um dos convidados é o especialista em investimentos financeiros Paulo Monteiro, diretor executivo e cofundador da empresa M & T Capital Partners Ltda e sócio da Fidem Bank. Ele é formado em Ciências Contábeis pela instituição.
Monteiro viveu o dia a dia da UFSM entre o fim da década de 1980 e o início da de 1990. Foi morador da Casa do Estudante (CEU) e acredita que essas experiências o fizeram “sair da caixa”, assimilando novas percepções da sociedade. O desenvolvimento pessoal, contudo, não parou por aí – e essa é a dica que ele tem para os calouros.
O sucesso pode ser alcançado nas mais diferentes formas de trabalho em que a pessoa graduada em Ciências Contábeis pode atuar, na visão do egresso. Confira abaixo a conversa completa de Paulo Monteiro com a Agência de Notícias.
Agência de Notícias: Você se formou na UFSM e construiu uma carreira consolidada na área de investimentos em empresas. Como você vê o impacto da sua passagem pela Universidade na construção da sua trajetória?
Paulo Monteiro: Na UFSM, durante a graduação em Ciências Contábeis e morando na CEU, tive meu primeiro contato com um mundo novo, que se abria com muitas novidades. Profissionais da área, professores e colegas, assim como o próprio exercício da profissão, todos me ajudaram a “abrir minha cabeça” e ampliar minha percepção de mundo.
Agência de Notícias: Quais foram os principais desafios que enfrentou ao empreender?
Paulo Monteiro: Desafios que enfrentei no setor de investimentos em empresas sempre serão os mesmos: gente, mercado, conhecimento do mercado, capital, concorrência…
Agência de Notícias: Quais são as principais tendências que os futuros profissionais devem ficar atentos?
Paulo Monteiro: Sempre será a busca contínua de formação e desenvolvimento e, mais do que nunca, investir em habilidades subjetivas que gerem autoconhecimento, como filosofia, música, pinturas, enfim, artes liberais. Ter somente habilidades técnicas não gera diferenciais no mercado.
Agência de Notícias: Quais lembranças guarda da época de estudante da UFSM?
Paulo Monteiro: Nasci em Uruguaiana e vim a Santa Maria para estudar. Acabei fixando residência aqui e guardo lembranças maravilhosas do tempo que morei na CEU.
Agência de Notícias: Na sua visão, por que eventos de recepção aos calouros como o desse ano, que promovem o contato dos novos estudantes com egressos da Universidade que atingiram um alto nível de reconhecimento, são importantes?
Paulo Monteiro: O contato com profissionais que possam dividir um pouco de sua trajetória e experiência é sempre importante. Assim, os jovens podem perceber que também é possível alcançar níveis parecidos de satisfação profissional e pessoal.
Agência de Notícias: Que conselho você daria para os estudantes que estão começando agora o curso de Ciências Contábeis?
Paulo Monteiro: Vocês estão em uma profissão fantástica, que abrirá muitas portas de trabalho, em empresas, de forma autônoma ou por concursos públicos, mas nunca se esqueçam que vocês dependem somente de vocês. Façam o dever de casa, assumam a responsabilidade e tentem trabalhar ou fazer estágios na área que escolheram. Isso vale para todos os estudantes de graduação. Isso faz muita diferença.
Texto: Pedro Pereira, jornalista
Fotos: Daniel Michelon de Carli