Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Espetáculo de teatro “4poc4l1ptic4” será apresentado nesta segunda-feira

Em seu trabalho, Duane Castro busca expor a fragilidade dos conceitos de gênero e sexualidade



O Laboratório de Performance, Arte e Cultura (Labarc) convida o público a assistir na próxima segunda-feira (28) a um espetáculo integrante do evento PerformAções. Trata-se de “4poc4l1ptic4”, performance da estudante Duane Castro, resultado do seu trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Teatro da UFSM. Realizado sob a orientação da professora Marcia Berselli, o trabalho em questão intitula-se “4poc4l1ptic4: Feita no Fervo e na rua, Graduada em Babado e Possessa de Ardor – o Processo de Criação Transperformativo”. De acordo com ela, a obra consiste em um “processo criativo em performance focado na corporeidade transgênero e proponente de uma estética transperformativa”. Com duração aproximada de uma hora, o espetáculo inicia-se 17h no Teatro Caixa Preta – anexo ao prédio 40 do campus sede.

O ingresso, que é gratuito, pode ser reservado por meio da plataforma Sympla. A classificação etária é para maiores de 14 anos de idade.

Sinopse – “O processo cênico dialoga sobre a travestilidade vivenciada pela artista, que passa pelo seu processo de transição no interior do Rio Grande do Sul, sendo assim marcada tanto por desafios e violências, quanto pela autorrealização e pertencimento à sua comunidade. Duane questiona: ‘em que lugar a travestilidade e a transgeneridade são colocadas na sociedade interiorana sul-rio-grandense?’, assim como ‘a que lugar pertence a arte que é produzida pelas pessoas trans no Brasil?’ A performer também busca expor no seu trabalho a fragilidade dos conceitos de gênero e sexualidade operantes na sociedade ocidental e provoca um movimento de rompimento dessas estruturas, pensando no ‘traviarcado’, o lugar onde todas as pessoas podem exercer suas identidades de gênero e sexualidade de maneira não hierarquizada, em uma utopia transfeminista.”

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68888

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes