Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa oferece bolsas de intercâmbio na América Latina para alunos e servidores da UFSM

As inscrições vão até o dia 9 de maio e as mobilidades ocorrerão no semestre de 2025



Estão abertas as inscrições para mobilidades pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (Pila). Podem participar estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFSM. O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento de uma experiência internacional e para o fortalecimento das instituições de ensino latino-americanas, além de enriquecer a formação da comunidade acadêmica da região por meio do estabelecimento de alianças estratégicas e do desenvolvimento de atividades de intercâmbio entre as universidades participantes. A previsão é que os intercâmbios ocorram no segundo semestre deste ano.

As inscrições vão até o dia 9 de maio e a lista dos selecionados será divulgada até 16 de maio. O número de vagas deve ser verificado através do documento disponibilizado pela universidade de destino, assim como quais as áreas de conhecimento estão disponíveis para o programa de mobilidade. Salienta-se que a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) atua realizando as nomeações dos candidatos selecionados no edital interno. Porém, essa seleção não garante a ida para a universidade pretendida. Apenas os candidatos selecionados serão nomeados, mas o aceite final destes cabe exclusivamente a cada universidade de destino.

A duração da mobilidade para graduação é de um semestre. Para docentes e gestores, a mobilidade será de curta duração, variando conforme a instituição de destino. Pela universidade parceira, o intercambista receberá alojamento e alimentação durante esse período. Por parte da UFSM, os selecionados serão contemplados com uma bolsa de parcela única para o deslocamento. Destaca-se que todas as demais despesas relacionadas ao intercâmbio (obtenção do visto, emissão do passaporte, contratação de seguro de vida, entre outros) são de total responsabilidade do candidato selecionado.

Para conferir todos os detalhes e requisitos do processo seletivo para cada modalidade, os interessados devem ler com atenção o edital.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68942

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes