Atletas do Atletismo UFSM representaram o projeto durante o Campeonato Estadual sub-18, realizado em Porto Alegre no sábado (10). O destaque do evento foi o atleta Davi Tavares Figueiredo, que conquistou o vice-campeonato na prova de lançamento de dardo e o terceiro lugar no lançamento de disco, reforçando o talento e o potencial dos jovens envolvidos no projeto.
A delegação foi composta por universitários e estudantes de escolas públicas de Santa Maria e outras cidades da região, demonstrando a força da extensão universitária promovida pela UFSM. O projeto tem papel fundamental na formação de jovens atletas, proporcionando a vivência do ambiente universitário e incentivando o sonho do ingresso no ensino superior.
O professor Luiz Fernando Lemos, idealizador do projeto de atletismo na UFSM, e atual vice-presidente da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge), destacou a participação da UFSM na competição.
“Mais importante que o resultado é o sonho da construção. A possibilidade de, através do esporte, os alunos começarem a sonhar com o que é uma universidade pública, a qualidade de ensino, as oportunidades que surgem aqui. Causando vontade e anseio para que no futuro venham ser UFSM, mostrando o papel de valor da universidade”, afirma Luiz.
Com os resultados obtidos, a UFSM reafirma seu compromisso com o desenvolvimento humano, esportivo e educacional, demonstrando como a universidade pública pode ser uma ponte entre sonhos e oportunidades reais para jovens talentos.
Texto: Tatiane Paumann, estudante de jornalismo da UFSM