A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está promovendo mais uma edição da campanha Nossa UFSM, uma iniciativa pensada para incentivar a comunidade acadêmica a preservar o patrimônio físico da Instituição de forma criativa, envolvente e contínua.
Com um conceito moderno, em 2025 a campanha busca chamar a atenção dos estudantes e servidores para pequenos gestos que fazem grande diferença no cotidiano universitário como: desligar as luzes ao sair, usar a água de forma consciente, preservar livros, móveis, computadores e demais estruturas comuns como banheiros e restaurantes universitários.
A ação é promovida pela Unidade de Comunicação Integrada da universidade (Unicom) e trabalha a conscientização com a proposta de uma série visual, com identidade inspirada em filmes e séries, como conta um dos idealizadores da campanha deste ano, o estudante de jornalismo Vinícius Maeda.
“As referências que utilizei são de filmes colegiais americanos, trazendo os estudantes com estrela dessa campanha. Nos detalhes de design usei cores vibrantes, fotos reais, textos manuscritos com minha própria caligrafia e fontes sem serifa em maiúsculo para chamar mais atenção”
Esse ano a ação será dividida em nove “episódios” em formato de cartaz, cada um com uma cena interpretada por estudantes da própria UFSM, retratando situações do dia a dia em que o cuidado com o patrimônio faz a diferença. Cada cartaz contém um QR Code que leva a uma explicação complementar sobre a cena retratada.
Com a campanha Nossa UFSM, a Universidade reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação de seus espaços. Ao tratar temas sérios com leveza, criatividade e uma linguagem próxima dos estudantes, a campanha promete não só informar, mas também inspirar atitudes conscientes e o cuidado com o patrimônio da universidade.
Veja o primeiro episódio e acompanhe nas redes sociais, no Instagram @ufsm.br:





Texto: Rafael Rintzel, estudante de jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Arte: Unidade de Comunicação Integrada
Edição: Mariana Henriques, jornalista