Em comemoração à Semana dos Museus, que ocorre entre os dias 12 e 18 de maio, o Laboratório de Arqueologia, Sociedade e Cultura das Américas (Lasca) da UFSM realiza nesta quinta-feira (15), no auditório do prédio 74C, às 10h, a exibição do documentário “Dahomey”. A comunidade santa-mariense é convidada a participar das reflexões sobre história, patrimônio e descolonização.
O evento terá como convidado o professor Sérgio Klamt, do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas da Unisc, que se juntará ao coordenador do Lasca, André Soares, para debater alguns aspectos da obra.
O documentário, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Berlim em 2024, relata a volta de 26 objetos saqueados durante a colonização francesa para o território de Daomé. De Paris para o país africano, esse retorno faz parte de um movimento contemporâneo encabeçado por nações colonizadas que reivindicam artes e tesouros roubados. Mais do que isso, reivindicam seus passados e presentes em vistas de reconstruir suas histórias políticas e sociais. A cineasta Mati Diop, dessa forma, documenta essa viagem de volta, relatando questões do mundo pós-colonial através de múltiplos pontos de vista e debates levantados pelos estudantes da Universidade de Abomey-Calavi. Dúvidas sobre o que fazer e que tipo de atitude adotar diante desses artefatos estão no cerne do documentário.