
O Coletivo de Danças Urbanas PPUrban realiza seu primeiro espetáculo, “EM VISIBILIDADE: para além das Danças Urbanas”. As apresentações ocorrem nos dias 29 e 30 de maio, às 15h, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria, com entrada franca. A sessão de sexta-feira (30) contará com recurso de audiodescrição, ampliando o acesso de pessoas com deficiência visual à experiência cênica. O elenco do espetáculo é formado por alunos e egressos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O professor Daniel Aires, do Departamento de Artes Cênicas da UFSM, destaca o que será abordado no espetáculo: “A obra aborda a pluralidade dos estilos das Danças Urbanas e sua relevância na formação e na atuação crítica de indivíduos em seus territórios. Também mergulha nas ações do movimento Hip Hop — como o grafite, o breaking e o DJ — e nos processos históricos de resistência que moldam sua existência. Temas como o empoderamento feminino frente ao machismo estrutural presente no Hip Hop e a visibilidade de corpos LGBTQIAPN+ ganham destaque, evidenciando os desafios e as potências da convivência desses corpos na cena urbana”.
A direção geral é de Lipe Soares e Rafael Lira, com direção cênica de Daniel Aires.
Projeto PPUrban
O PPUrban é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aberto a toda a comunidade. No momento, a iniciativa está passando por um processo de reestruturação. O espetáculo “EM VISIBILIDADE” integra o projeto cultural homônimo, desenvolvido com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e financiamento da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o perfil no Instagram: @emvisibilidade_dancasurbanas.
Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Foto: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques