Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Últimos dias para inscrições no Congresso que debaterá crises climáticas e saúde pública

As inscrições vão até 29 de maio, e podem ser feitas para as modalidades presencial e online



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se prepara para sediar o Congresso Brasileiro sobre Catástrofes Climáticas (ConBrasCC), que ocorrerá de 29 a 31 de maio. O evento reunirá especialistas, gestores e profissionais para discutir os impactos e as soluções relacionadas a enchentes e desmoronamentos, um ano após os desastres climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul. As inscrições estão abertas até 29 de maio, pelo site www.conbrascc.com.br, com opções e valores diferenciados para participação presencial e online.

O congresso é organizado pela UFSM e pelo Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A expectativa é reunir cerca de mil participantes, fomentando discussões alinhadas à Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Segundo a gerente de Atenção à Saúde do HUSM e coordenadora do congresso, Tânia Magnago, “o ConBrasCC é uma iniciativa importante para discutir e encontrar soluções para os desafios impostos pelas catástrofes climáticas, promovendo a colaboração entre diferentes setores, níveis de governo e serviços de saúde. Todos os preparativos estão sendo realizados com muito carinho para receber cada participante”.

A conferência de abertura será conduzida pelo vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, que abordará os desafios da gestão em saúde diante das mudanças climáticas. Gestores dos três hospitais universitários federais do Rio Grande do Sul, vinculados à estatal, também compartilharão suas experiências durante as enchentes de 2024. Entre os temas do congresso estão: gestão em saúde em situações de catástrofes climáticas, saúde mental em desastres, adaptação dos serviços às mudanças do clima, uso de inovação e tecnologia em emergências e comunicação para o combate à desinformação.

Complementando a programação, haverá a apresentação de 122 trabalhos acadêmicos resultantes de pesquisas, relatos, reflexões, revisões e/ou sistematizações de experiências exitosas. “Ficamos muito contentes com o quantitativo e, principalmente, com a qualidade dos trabalhos científicos submetidos. Os temas englobam diferentes áreas do conhecimento e expressam tanto as experiências e vivências dos participantes no enfrentamento da situação emergencial quanto o levantamento de evidências da literatura. As apresentações desses trabalhos serão uma importante oportunidade de networking e de compartilhamento de conhecimentos”, detalhou Tânia.

O ConBrasCC é um dos seis projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é capacitar gestores e profissionais para enfrentar emergências climáticas e promover melhorias na saúde pública. Além disso, os valores arrecadados com as inscrições serão destinados ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, fortalecendo ações solidárias.

 

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69275

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes