A exposição fotográfica “Retratos de Resiliência: UFSM na recuperação de seu acervo” está em exibição no hall do Centro de Artes e Letras (prédio 40) até o dia 13 de junho. Após esse período, a mostra será transferida para o hall do Centro de Ciências Sociais e Humanas (prédio 74-C), onde seguirá em exibição.
A atividade integra o projeto institucional “Preservação do Patrimônio Documental: Estratégias para Recuperação do Acervo Arquivístico da UFSM atingido por inundação”, e destaca, por meio de registros fotográficos, o esforço coletivo na recuperação de documentos atingidos pelas enchentes.
A exposição é fruto de uma parceria entre o Departamento de Arquivo Geral (DAG/UFSM) e a Oficina de Fotografia do Programa Movimenta, promovido pela PROGEP. As imagens foram captadas por servidoras e servidores entre abril e julho de 2024, com curadoria de Beto Fidler e Cristina Strohschoen.
A mostra já passou pelo hall da Reitoria e pelo Centro de Convenções, e segue em itinerância por diferentes espaços da universidade.