A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) entregou simbolicamente, na última sexta-feira (6), ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal de Santa Maria emenda de R$ 200 mil. O recurso se trata de um incentivo à produção científica de autoria negra e ao fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) no Sul do Brasil.
O repasse da emenda foi feito pela deputada deputada Federal aos coordenadores do NEABI, a técnica Ângela Souza e o professor Anderson Machado, o coordenador de Cidadania e Desenvolvimento da UFSM, Victor Lopes, a Lazie Lopes, representante do Movimento Negro Unificado (MNU).
A iniciativa visa fomentar a produção acadêmica com recorte racial, ampliar a articulação entre universidades, poder público e sociedade civil, além de pesquisas públicas de enfrentamento ao racismo e de promoção à equidade racial. A iniciativa também busca fortalecer o Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene Sul), que será realizado de 15 a 18 de outubro na UFSM. O Congresso terá como tema “Resistência do Sul ao Sul: Tecendo cosmopercepções para o bem viver”.