A Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) da UFSM realiza no dia 3 de julho o evento final do Programa de Inovação Aberta no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Com o título de “Conexões para o Futuro: Parcerias Estratégicas e Inovação Aberta”, a atividade inicia-se às 9h no Espaço Collab InovaTec, localizado no prédio 61H do campus sede. Durante o evento, serão apresentados os pitches dos projetos participantes da etapa de modelagem de negócios.
O programa de inovação teve duas fases. A primeira, de treinamento, foi aberta a todos que quisessem conhecer um pouco mais como é a relação entre a ciência e o mercado para geração de inovação. A segunda foi focada em 10 grupos de pesquisa que tivessem interesse em entender como realizar a modelagem de negócios a partir de sua linha de pesquisa ou tecnologia, com o objetivo de conectá-la a uma demanda de mercado.
A capacitação dos pesquisadores teve como foco a relação entre ciência e mercado, mecanismos de transferência de tecnologia e modelagem de negócios de base científica. Os participantes passaram por várias etapas, como treinamento, submissão de projetos, estruturação de business cases, e propostas de parcerias, além de se prepararem para o evento final.
O curso ofereceu formas de transformar suas pesquisas em soluções aplicáveis no mercado, maneiras de desenvolver propostas de parcerias e planos de negócios, e incluiu entrevistas com profissionais do setor da saúde para mapear desafios e oportunidades.
Em breve, será divulgada a programação do evento final, que será realizado em formato híbrido – presencial e on-line (via Google Meet). Os interessados podem se inscrever aqui.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Proinova