
Na terça-feira (11), a Universidade Federal de Santa Maria realizou o segundo debate entre as chapas que disputam a Reitoria da instituição para o mandato 2026–2029. O evento aconteceu no Centro de Convivência do campus de Frederico Westphalen, às 12h30, como parte da programação organizada pela Comissão Especial da Pesquisa de Opinião.
Estiveram presentes os integrantes das duas chapas: Felipe Martins Müller e Alessandro Dal’Col Lúcio (Chapa 1) e Martha Bohrer Adaime e Tiago Bandeira Marchesan (Chapa 2). A mediação ficou a cargo do jornalista da UFSM Pedro Pereira.
Temas locais e desafios institucionais
Assim como nos demais debates, o encontro foi dividido em quatro blocos. Na primeira parte, cada chapa teve cinco minutos para apresentação inicial. O sorteio prévio definiu a ordem das falas.
No segundo bloco, candidatos e candidata realizaram perguntas entre si, com temas livres. O momento foi marcado por questionamentos sobre a expansão da UFSM no momento de implantação do campus, propostas para assistência e permanência estudantil, investimentos em infraestrutura e distribuição de recursos, além de discussões sobre o atendimento a demandas específicas de Frederico Westphalen.

No terceiro bloco, foram apresentadas perguntas do público presente, com participação de docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes — dois questionamentos de cada segmento, totalizando seis. Os temas abordaram ações da gestão para valorização da pesquisa, progressão na carreira docente, cuidados com a saúde mental, assistência estudantil, políticas de apoio à interiorização da pós-graduação e à capacitação de servidores, atendimento à demandas de Frederico Westphalen e propostas para qualificação da frota de transporte e motoristas da UFSM.
Para encerrar, cada chapa teve mais cinco minutos para suas considerações finais, reforçando propostas e compromissos com a comunidade universitária local.
Próximos encontros
A série de debates segue ainda no dia 11 de junho, às 20h, no campus de Palmeira das Missões. O último debate será no dia 17 de junho, no campus sede em Santa Maria, com início às 14h e transmissão ao vivo pelo canal da UFSM no YouTube.
Os eventos são promovidos pela Comissão Especial com apoio da Coordenadoria de Comunicação Social, e contam com transmissão pelas rádios UniFM 107.9 e Universidade 800AM.
O áudio do debate na íntegra está disponível abaixo: