Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Debate em Santa Maria encerra série de encontros entre as chapas que concorrem à Reitoria da UFSM

Consulta à comunidade acadêmica ocorre no dia 25 de junho, de forma online



O campus sede da UFSM, em Santa Maria, foi palco nesta terça-feira (17) do quarto e último debate entre as chapas que concorrem à Reitoria. Promovido pela Comissão Especial responsável pela Pesquisa de Opinião para escolha da nova gestão da Universidade (mandato 2026–2029), o encontro teve início às 14h no Auditório Wilson Aita, no CT.

Estiveram presentes os candidatos a reitor(a) e vice-reitor de ambas as chapas: Felipe Martins Müller e Alessandro Dal’Col Lúcio, pela Chapa 1, e Martha Bohrer Adaime e Tiago Bandeira Marchesan, pela Chapa 2. A mediação foi do jornalista da UFSM Pedro Pereira.

Confronto de propostas

No primeiro bloco, após uma breve apresentação, a Comissão anunciou direito de resposta concedido à Chapa 2 por citação nominal realizada no primeiro debate, em Cachoeira do Sul. Na sequência, foram explicadas as regras e o formato do debate, e cada uma das chapas teve cinco minutos para suas considerações iniciais. A ordem das falas foi definida por sorteio.

O segundo bloco foi de perguntas de tema livre entre as chapas, com duas perguntas realizadas por cada candidatura. Ambas tiveram um minuto para a pergunta, três minutos para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Entre os temas, o futuro da Imprensa Universitária, implementação do Reuni e uso de orçamento público, CEU e demandas de assistência estudantil, unidade de Silveira Martins e aplicação de recursos. 

O terceiro bloco do debate contou com perguntas feitas pelo público presente no local. Foram sorteadas pela Comissão duas questões de cada categoria, entre estudantes, técnico-administrativos em educação e docentes. As chapas tiveram três minutos para responder cada um dos questionamentos. Entre os temas tratados, a melhoria de espaços de convivência na UFSM, a terceirização de atividades, o processo de escolha da lista tríplice no Conselho Universitário, saúde mental e casos de suicídio na CEU, jornada de 30 horas, e inovação e empreendedorismo na formação docente e discente. Após as perguntas, a Chapa 1 teve concedido um direito de resposta pela Comissão Especial.

No quarto e último bloco, as chapas tiveram novamente cinco minutos, agora para suas considerações finais. 

Série de debates

A atividade integrou a programação organizada pela Comissão Especial da Consulta à Comunidade, que estabeleceu datas e normas para os debates nos quatro campi da instituição. Os três encontros anteriores ocorreram em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e estão disponíveis online:

Promovido pela Comissão Especial, com apoio da Coordenadoria de Comunicação Social, o encontro foi transmitido ao vivo pelas rádios UniFM 107.9, Universidade 800AM e pelo canal da UFSM no Youtube.

Confira a íntegra da transmissão do debate em Santa Maria:

Processo eleitoral segue até 25 de junho

A consulta à comunidade acadêmica será realizada no dia 25 de junho, de forma online, por meio da plataforma Helios Voting. A votação é direta, paritária e facultativa. Estão aptos a votar docentes, técnico-administrativos, estudantes regularmente matriculados em 2025, além de servidores aposentados. Para conhecer melhor o funcionamento do processo eleitoral, acesse a reportagem.

Até o dia 20 de junho, a UFSM promove uma eleição teste com o objetivo de familiarizar a comunidade com o sistema de votação. Mais informações estão disponíveis nesta matéria.

O resultado da consulta será divulgado ainda na noite do dia 25.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69552

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes