A abertura oficial da exposição coletiva “Salão Impossível” ocorre nesta quinta (3), às 18h, no Acervo Artístico da UFSM, no prédio da Biblioteca Central no campus sede. Durante a vernissage (do francês, abertura, evento cultural que antecede uma exposição), haverá performance de artistas participantes do “Salão Impossível”.
O Salão de Artes, realizado a partir de uma chamada pública nacional, propôs as seguintes questões: Quais obras foram consideradas provocativas demais, subversivas demais, profanas demais, para serem aceitas como “arte” nos Salões de Belas Artes modernos? Quais obras foram, portanto, impossíveis demais para representarem os valores artísticos de Salões de Arte no Brasil? Quais perguntas podemos fazer sobre estes limites?
A mostra contou com o apoio do Centro de Artes e Letras (CAL), dos Laboratórios de Pesquisa do Curso de Artes Visuais: Laboratório de Estéticas e Epistemologias Descentradas das Artes (LEEDA), Laboratório de Arte e Subjetividades (LASUB) e Laboratório de Arte, Coletividade e Cartografias Contemporâneas e Ciência (LABACCC}}}}), da Casa Verônica e do Observatório de Direitos Humanos,
A exposição coletiva pode ser conferida a partir desta terça (1) até o dia 5 de agosto.
O quê: Evento cultural de apresentação da exposição coletiva “Salão do Impossível” com performance de artistas
Quando: Quinta (3) às 18h
Onde: Acervo Artístico, prédio da Biblioteca Central, campus sede da UFSM
Classificação indicativa: 14 anos