O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrante da Rede Ebserh, promove neste sábado, 05, um mutirão de atendimentos que prevê a realização de 82 procedimentos entre consultas, exames e cirurgias eletivas. A iniciativa integra o Dia E, mobilização nacional que acontece simultaneamente em 45 hospitais universitários federais em todas as regiões do país.
No HUSM, as atividades ocorrerão das 7h às 19h e contarão com a participação de equipes multiprofissionais, residentes e graduandos da área da saúde. A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços especializados e contribuir para a redução do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em todo o Brasil, o Dia E prevê a realização de 7.811 atendimentos, incluindo 1.037 cirurgias, 1.218 consultas e 5.556 exames diagnósticos em especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher. No Rio Grande do Sul, os três hospitais universitários vinculados à Ebserh – o HUSM-UFSM, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) – somam 287 atendimentos previstos ao longo deste sábado.
O mutirão integra o projeto Ebserh em Ação 2025, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A iniciativa está alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, e reforça o compromisso com o atendimento humanizado, a formação de profissionais e a redução de filas no SUS.
Para mais informações sobre os atendimentos e ações realizadas no HUSM, acesse site do HUSM ou entre em contato com a unidade.