
No marco do Soybean Money Maker, projeto liderado pela Equipe FieldCrops da UFSM, foram apresentados, no dia 28 de junho, os resultados do diagnóstico das lavouras de soja no Paraguai referentes à safra 2024/25.
O evento foi realizado na localidade de Hohenau e contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre produtores, consultores e representantes técnicos, que acompanharam a apresentação conduzida pelo professor Alencar Junior Zanon e pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) Pedro Ramón Chávez Sanabria.

“Foi a primeira edição do Soybean Money Maker no Paraguai, e agradecemos aos quatro produtores que se somaram a esse grande diagnóstico de lavouras de soja”, afirmou Zanon.
O Soybean está em seu quinto ano consecutivo no Brasil, atuando em mais de 15 estados e no primeiro ano no Paraguai, atuando em três departamentos, totalizando 150 lavouras avaliadas.
Zanon destaca também o seu compromisso com a internacionalização da UFSM e, principalmente, que o conhecimento gerado chegue ao produtor rural em todo o mundo.
Pedro Chávez, natural do Paraguai, reforçou a importância do Soybean para a agricultura local. Segundo ele, não se trata apenas de produzir mais, mas de ajudar os produtores a serem mais eficientes em suas lavouras, sempre com responsabilidade ambiental e social. “Foi o primeiro ano do Soybean no Paraguai, mas tenho certeza de que este é apenas o começo, e que conseguiremos levar a agricultura paraguaia a um novo patamar”, afirmou.
Fotos: Divulgação