Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPG em Química realiza defesa de dissertação com todo processo em inglês

Programa da UFSM se consolida pela internacionalização com a participação de avaliadores do Canadá, Alemanha, Bélgica e República Tcheca



Foto colorida horizontal de uma defesa. Da esquerda para a direita, uma mulher e dois homens. Atrás deles, em um telão, outro homem. Todos estão sorrindo
Professores Paola Mello e Érico Flores participaram presencialmente da banca do doutorando Gustavo Gohlke. De forma remota, do Canadá, o professor Ralph Sturgeon, avaliou o trabalho

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Santa Maria realizou no dia 21 de julho a segunda defesa de dissertação totalmente conduzida em língua inglesa na instituição. A defesa aconteceu em formato híbrido, presencialmente, no auditório do prédio Cepetro (67A), e via plataforma Google Meet para participação de pesquisador do Canadá. O PPG tem nota 7, conceito máximo atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Gustavo Gohlke defendeu a dissertação intitulada: “Total Mercury Determination in Fish Muscle by Photochemical Vapor Generation and Inductively Coupled Plasma Mass Spectrometry” (em tradução: Determinação de Mercúrio Total em Músculo de Peixe por Geração Fotoquímica de Vapor e Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado). O estudo, orientado pelo professor Érico Flores, da UFSM, foi desenvolvido em colaboração com pesquisadores do National Research Council Canada (NRCC, Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá, Ottawa, Canadá).  

A banca examinadora foi composta pelos pesquisadores Ralph Edward Sturgeon (NRCC) e Paola de Azevedo Mello, do PPGQ. Ralph Sturgeon é um dos pioneiros na área de geração de vapor químico, preparo de amostras para determinação elementar e metrologia. Segundo Gustavo, a experiência reforça o caráter internacional do PPGQ e da excelência acadêmica do programa. “Ter defendido em língua inglesa e com a participação de um cientista renomado do Canadá foi uma oportunidade de ampliar o aprendizado na língua, além de poder qualificar o trabalho realizado com pesquisadores de grande reputação internacional”, comenta.

O PPGQ é reconhecido como percursor na internacionalização de defesas de pós-graduação da UFSM. Em março de 2008, aconteceu a primeira defesa de doutorado da UFSM em inglês, quando o estudante Júlio Cezar Paz de Mattos, também orientado pelo professor Érico Flores, apresentou para banca com a participação presencial de Viliam Krivan, da Universidade de Ulm, Alemanha. Krivan é um especialista na área de análise direta de sólidos por espectrometria atômica.

Em setembro de 2021, a doutoranda Alessandra Schneider Henn, orientada por Érico, defendeu a primeira tese de doutorado, com todo o processo conduzido, integralmente, em língua estrangeira da UFSM, com a presença de Zoltan Mester, da NRCC, e Frank Vanhaecke , da Ghent University, da Bélgica, na banca examinadora. Ambos os pesquisadores são especialistas na área de análise isotópica.

Já em fevereiro deste ano, o mestrando Vinícius Picoloto de Souza defendeu a primeira dissertação totalmente em língua inglesa, orientada por Érico e tendo como membro da banca Jan Kratzer, da Czech Academy of Sciences, da República Tcheca. O pesquisador é especialista na área de geração de vapor químico mediado por plasma.  

Com informações do PPG Química/CCNE

Foto: Arquivo Pessoal

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69929

Publicações Recentes