O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou nesta quinta (31), em seu site, os finalistas do 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na listagem de indicados, duas professoras da Univerisade Federal de Santa Maria (UFSM).
O prêmio é uma parceria do CNPq com o Ministério da Saúde com a finalidade de reconhecer o mérito de pesquisadores, professores e profissionais de todas as áreas do conhecimento, cujos trabalhos tenham contribuído de forma relevante para o SUS, em consonância com a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS). O Prêmio tem cinco categorias: Tese de Doutorado; Dissertação de Mestrado; Experiências Exitosas do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS); Trabalho Publicado em Revista Indexada e Produtos e Inovação em Saúde. O anúncio dos vencedores será realizado em cerimônia de premiação, a ser realizada em Brasília, em data e local ainda não divulgados.
A professora Marli Matiko Anraku de Campos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, foi indicada na categoria Produtos e Inovação em Saúde com o Teste Molecular Rápido Para Tuberculose.
Já a professora Vanessa Ramos Kirsten, dos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade e em Gerontologia, recebeu indicação na categoria Experiências Exitosas do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) com o trabalho “Qualificação da Vigilância Alimentar e Nutricional: uma proposta de educação permanente em saúde para melhoria da qualidade da atenção à saúde nos municípios do Rio Grande do Sul”.