HUSM-UFSM vai adquirir mais de 55 toneladas de alimentos da agricultura familiar
Parceria com a Conab, iniciada no ano passado, será ampliada com uma nova chamada pública
Publicado em
Depois das frutas, legumes e verduras frescos, chegou a hora dos grãos, laticínios, massas e outros alimentos provenientes da agricultura familiar fazerem parte do cardápio de pacientes e acompanhantes do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM/Ebserh). A inclusão desses outros alimentos é o objetivo da nova Chamada Pública, que será lançada na próxima sexta-feira (8), às 9h, no auditório do HUSM-UFSM/Ebserh.
A Chamada Pública para aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar faz parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o HUSM-UFSM, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em julho do ano passado e que agora será ampliado, incluindo 30 produtos, representando mais de 55 toneladas de novos alimentos da agricultura familiar, alcançando o valor de R$ 1.071.831,16.
A nova Chamada prevê a aquisição de uma ampla variedade de produtos, incluindo arroz (convencional e orgânico), feijões (preto e carioca), farinha de milho, trigo integral, mandioca, leite (integral, desnatado e sem lactose), iogurtes, macarrão, sucos, doces de frutas, molhos e extratos de tomate, além de pescados, panificados e outros itens que compõem uma alimentação nutritiva e diversificada.
“Com essa parceria vamos melhorar a qualidade da alimentação dos nossos pacientes, fortalecer um sistema estratégico de atenção à saúde, ensino, pesquisa e inovação e melhorar a distribuição de renda e equidade social. A parceria com a Conab, com a agricultura familiar, por meio das cooperativas, mostra a importância do Hospital Universitário para o desenvolvimento econômico da região central do Rio Grande do Sul, demonstrando que investir no sistema público de saúde reflete na melhoria da qualidade de vida das pessoas, melhora a economia, a geração de empregos, e isso também é função do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o superintendente do HUSM-UFSM, Humberto Palma.
A iniciativa representa um passo concreto na implementação de uma política pública que articula saúde, abastecimento e desenvolvimento rural, por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O presidente da Conab, Edegar Pretto, ressalta a importância de as instituições públicas assumirem o desafio de inovar, com políticas que geram impacto direto na qualidade da alimentação e na valorização dos produtores locais. “Com essa iniciativa, garantimos mercado para os agricultores e alimentos frescos e saudáveis ao HUSM, para o preparo de refeições a pacientes, acompanhantes, residentes e colaboradores. Esse é o conceito ampliado de saúde que queremos estimular em todo o país, unindo produção local e segurança alimentar”.
O evento tem como foco apresentar a Chamada Pública do HUSM, reafirmar o compromisso das instituições envolvidas com a segurança alimentar e valorizar os produtores da agricultura familiar como fornecedores estratégicos para o sistema público de saúde.
Primeira chamada
O Acordo de Cooperação Técnica, firmado em julho do ano passado, teve a primeira Chamada Pública de hortifrutigranjeiros publicada em março de 2025. Em 16 de maio foi assinado o contrato e os alimentos oriundos da agricultura familiar começaram a ser fornecidos ao HUSM.
A primeira chamada da parceria (de hortifrutigranjeiros) prevê a entrega de cerca de 108 toneladas de frutas, legumes e verduras cultivados por agricultores familiares ao longo de 12 meses, totalizando aproximadamente 470 mil refeições servidas no Hospital durante o período. O valor é de R$ 844.635,19, com recursos descentralizados do Ministério da Educação repassados via Ebserh.
Rede Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Texto: Unidade de Imprensa e Informação Estratégica 2
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.