Campus Cachoeira do Sul sediará o 3º Workshop Gaúcho de Mudanças Climáticas
De 5 a 7 de novembro, evento irá discutir os desafios e estratégias frente às mudanças climáticas
Publicado em
Entre os dias 5 e 7 de novembro, o campus da UFSM em Cachoeira do Sul será sede do 3º Workshop Gaúcho de Mudanças Climáticas (WGClima), evento que reunirá pesquisadores, estudantes, profissionais e representantes da sociedade civil para discutir os desafios e estratégias frente às mudanças climáticas no Rio Grande do Sul. A cada ano, o evento é realizado em uma universidade gaúcha diferente. As edições anteriores ocorreram na FURG, em 2023, e na UFPel, em 2024.
Com uma programação diversificada, a ser definida em breve, a 3ª edição do workshop contará com apresentações de trabalhos científicos, oficinas e mesas-redondas com especialistas renomados nas áreas de clima, meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas e tecnologias aplicadas.
O evento tem como público-alvo tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral, promovendo o diálogo entre ciência e ação prática. “Nosso objetivo é promover um evento interdisciplinar, que dialogue com diferentes áreas do conhecimento e também com a sociedade”, afirma a professora Mariana Vieira Coronas, presidente da Comissão Organizadora da terceira edição do evento.
A chamada para submissão de trabalhos já está aberta. As inscrições gerais para oficinas, mesas-redondas e demais atividades do WGClima devem ser abertas no próximo mês.
Até o dia 17 de agosto, estão abertas as submissões de trabalhos para o 3º WGClima. Os resumos aprovados serão apresentados como pôster digital, com possibilidade de seleção para apresentação oral e publicação em revistas científicas.
Os trabalhos devem ser inscritos em um dos seis eixos temáticos: Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Recursos Naturais; Cidades e Territórios Sustentáveis; Agricultura, Solo e Sustentabilidade; Infraestruturas Resilientes e Ferramentas Inteligentes; Educação, Comunicação e Justiça Climática; e Saúde Climática e Bem-Estar Comunitário.
As submissões devem ser feitas pelo site, onde também estão disponíveis as orientações e prazos.
Evento é contemplado com recursos do Crea-RS e da Fapergs
Destacando a relevância do evento no cenário estadual e contribuindo diretamente para a realização de uma programação ainda mais qualificada e acessível, o 3º WGClima foi contemplado em dois importantes editais de fomento: o Edital de Patrocínio do Crea-RS nº 001/2025 e o Edital de Auxílio para Organização de Eventos da Fapergs.
Ambos os editais têm como objetivo apoiar ações voltadas à popularização e difusão da ciência, da tecnologia e da inovação, fortalecendo atividades acadêmicas e científicas em diferentes esferas.
Além dos recursos obtidos via editais, a organização do workshop segue em busca de novos apoios e patrocínios junto a entidades públicas, empresas e organizações locais, com o objetivo de ampliar o alcance e a estrutura do evento.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.