A partir do dia 18 de agosto, o Grupo Girassol (Grupo de Pesquisa em Agroecologia, Educação do Campo e Inovações Sociais) realiza em seu canal no Youtube uma série de 35 palestras on-line, abertas a toda a comunidade, com atividades previstas até o dia 15 de dezembro. Serão duas palestras semanais, na segunda e quarta-feira, sempre às 19h, integrando a programação do evento Temas Emergentes, cuja 5ª edição tem como tema central “Dialogando com as escolas do campo: cultivando saberes na formação docente”. O primeiro encontro será uma palestra com o professor Reinaldo Matias Fleuri, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que vai falar sobre “Paulo Freire e as culturas ancestrais de Abya Yala”.
O evento é realizado em parceria entre vários cursos e grupos da UFSM, além de outras entidades: Grupo Girassol; Núcleo Conversar (Biologia Cultural, Educação, Sustentabilidade e Transformação Humana); programas de pós-graduação em Extensão Rural e Geografia; cursos a distância (EaD) de licenciatura em Educação do Campo, Geografia, Letras/Português, Pedagogia e Física; curso presencial de licenciatura em Geografia; rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul; Arco Editores; fóruns estaduais de coordenadores de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição, onde também consta a programação completa. Aos participantes, será concedido certificado de 80 horas de atividades.