
Programa de extensão da UFSM, a Kháos Cia. de Dança retorna a Porto Alegre com o espetáculo “Amordor”, integrando a programação do projeto Atos e Cenas. A apresentação acontece no dia 3 de setembro, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel (que faz parte do Multipalco Eva Sopher, junto ao Theatro São Pedro). O espetáculo foi contemplado pelo edital Nº 05/2025 da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), o qual conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc/RS).
Fundada em 2023, a Kháos Cia. de Dança é um programa vinculado ao curso de Bacharelado em Dança UFSM, sob coordenação e direção do professor Daniel Aires. Em maio de 2025, a companhia estreou no cenário artístico da capital gaúcha participando do 19º Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre.
Ao custo de R$ 30,00 (entrada inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), os ingressos podem ser adquiridos no site do Theatro São Pedro e por meio do perfil da Kháos no Instagram (na “bio”). O espetáculo tem 45 minutos de duração, e a classificação etária é de 16 anos. A sinopse pode ser conferida abaixo.
Sinopse – “Amordor” percorre a indivisibilidade amor/dor, investigando os clichês do amor em uma atmosfera que transita entre o hiper-realismo e o onírico. A coreografia aborda as nuances dos relacionamentos afetivos, explorando enlaces, afetos, traição, ilusão, desilusão, afeto e violência. As pequenas dramaturgias em cena constroem camadas de sentidos, guiadas pela fé e devoção, conduzindo intérpretes e público em uma busca por si e pelo outro – um verdadeiro “baile à deriva do enlace”.
Ficha técnica:
Direção geral e coreográfica: Daniel Aires
Elenco: Alice Duarte, Anna Souza, Daniel Aires, Lica Sityá e Robson da Cruz
Operação de luz: Bruno Favero
Operação de som: Driko Oliveira
Pesquisa musical: Daniel Aires
Edição de trilha sonora: Clauson Kraemer
Figurino: Kháos Cia de Dança
Assessoria de imprensa: Roberta Amaral
Produção: Verônica Prokopp