O professor Érico Flores, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ministrou palestra na 44ª edição do Colloquium Spectroscopicum Internationale (CSI), realizado de 27 a 31 de julho de 2025, em Ulm, Alemanha. O congresso é um dos mais tradicionais e prestigiados da área de espectrometria atômica, reunindo cientistas de diversos países.
Nesta edição, que contou com mais de 400 participantes, estiveram presentes pesquisadores dos Estados Unidos, Inglaterra, China, Japão, Alemanha, França, Áustria, México, entre outros, além de membros do corpo editorial de periódicos internacionais de referência, como Analytica Chimica Acta, Spectrochimica Acta B/Elsevier, JAAS e Analyst da Royal Society of Chemistry (RSC).
O professor Érico foi um dos dois conferencistas convidados do Brasil e apresentou a palestra intitulada “Decomposition of Hypertension and Depression Drugs by Pyrohydrolysis and further Halogen Determination by Ion Chromatography and ICP-MS”, na sessão “Atomic and Plasma Spectroscopy”. O tema da palestra é um dos assuntos de maior destaque e interesse atual na área de química analítica, bem como para o desenvolvimento de sistemas para o controle de qualidade de fármacos e de produtos farmacêuticos. Os halogênios são importantes para compreensão dos efeitos dos fármacos no corpo humano e que possuem propriedades específicas para aplicações na área de saúde.
Foto: arquivo pessoal