Nos dias 2 e 3 de setembro, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sedia o 1º Congresso Internacional de Vítimas de Queimaduras em Tragédias, promovido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), com apoio da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS). O encontro, gratuito e aberto ao público, acontece no Auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia da UFSM.
O congresso tem como objetivo aprofundar o debate sobre os desafios enfrentados por pessoas afetadas por queimaduras, com foco na recuperação física, apoio psicológico e reintegração social. A programação inclui palestras de especialistas em saúde, mesas-redondas e relatos de sobreviventes de tragédias, como a da boate Kiss, em Santa Maria, e a da boate The Station, nos Estados Unidos, além da participação de pesquisadores da Guatemala e do Paraguai.
Programação
- Dia 2/09 (segunda-feira): abertura oficial às 9h, seguida de mesas com especialistas como Soeli Guerra, Humberto Palma, Tatiana Breyer, Adrielle Macedo Silva, Marcos Fuhr, Rosa Serafim e Delvani Rosso.
- Dia 3/09 (terça-feira): atividades iniciam às 8h50, com mesas que terão a participação de Carmen Lúcia Hartman, Cláudia Davidovich Nunez, Jorge Cavagna, Eduardo Chem, Felipe Palácios, Maria Estela de Palácios, Gabriel Rovadoschi, Liane Righi, entre outros. O encerramento ocorre às 18h.
A iniciativa pretende estimular a troca de experiências entre profissionais e sobreviventes e refletir sobre os avanços no tratamento de queimaduras e nas políticas públicas voltadas ao acolhimento das vítimas.
Confira a programação completa.