Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

HUSM-UFSM diminui a fila do SUS com 319 atendimentos durante o Dia E

No sábado (13), pacientes foram atendidos com consultas, exames e cirurgias



foto colorida horizontal de uma mulher de casaco preto, cabelo amarrado, sentada, olhando para a câmera
Cátia acompanhou o pai em um exame

Após dois anos de espera, o pai de Cátia Oliveira de Sá realizou um exame para entender o que lhe causa dores intensas na perna. “Foi um alívio, achávamos que iria demorar mais”, comentou Cátia, que o aguardava na sala de espera da Hemodinâmica. Assim como o exame do pai de Cátia, mais de 300 procedimentos foram realizados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), neste sábado (13). 

O Dia E do Programa Ebserh em Ação – Agora tem Especialistas é uma iniciativa que busca diminuir o tempo nas filas de espera do Sistema Unificado de Saúde (SUS) em hospitais universitários do país. No mesmo dia, 45 hospitais universitários federais que integram a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram do mutirão que promoveu mais de 29 mil atendimentos, incluindo consultas, exames e cirurgias. 

No HUSM, foram realizadas 71 consultas nas especialidades de cardiologia, odontologia, cirurgia vascular, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia; 16 cirurgias oncológicas, otorrinolaringologia e traumatologia ortopédica; cinco procedimentos em hemodinâmica (arteriografias); 177 exames, como ecodoppler, ecocardiograma, triagem auditiva neonatal, teste da linguinha, audiometria, logoaudiometria, imitanciometria, tomografia e ultrassom de mama; e 50 mielogramas. Ao todo, foram 319 atendimentos. 

foto colorida horizontal de pessoas de jaleco azul, das quais aparece do peito para baixo, de luvas brancas, aparentemente se preparando para um procedimento. Na frente delas, uma cama coberta por um pano azul.
Exame realizado na Hemodinâmica

O superintendente do HUSM, Humberto Moreira Palma, reforçou a importância desse dia para a saúde pública de Santa Maria e do país. “O objetivo desse evento é mais do que fazer procedimentos, cirurgias e consultas. É mostrar para as pessoas que elas são importantes para serem cuidadas, que todo mundo merece ser cuidado”, destacou.

O Dia E também ensina

Os acadêmicos da área da saúde também puderam aprender durante o mutirão. “O Hospital Universitário é um hospital de ensino, os alunos têm participação ativa e central na recepção à alta dos pacientes”, explica Humberto Moreira. Durante o dia, os alunos puderam participar de cirurgias, consultas e exames, o que possibilitou que eles aprendessem sobre a qualidade do cuidado com os pacientes, segundo o superintendente. 

Anna Luiza Frazzon Teixeira é residente do último ano em Otorrinolaringologia e participou do seu primeiro mutirão no sábado. Ela participou de uma cirurgia. “Para nós, como residentes, a experiência está sendo muito boa. A equipe é muito boa, está todo mundo engajado”, comentou. Além disso, a acadêmica reforçou a importância da preparação da equipe. Segundo ela, o grupo tem se preparado há mais de um mês para realizar os procedimentos com tranquilidade. “Foi uma preparação de longa data para chegar nesse dia e dar tudo certo”, disse.

foto colorida horizontal de pessoas de jalecos azul e verde, máscaras e tocas brancas, realizando um procedimento em uma pessoa deitada em uma cama em um ambiente hospitalar
Anna Luiza Frazzon e equipe realizaram procedimentos cirúrgicos

Equipamentos inovadores 

Utilizado pela primeira vez em um mutirão do HUSM, o tomógrafo Aquilion Prime SP foi uma novidade nos atendimentos. Da marca Cânon, o equipamento oferece mais qualidade de imagem, com 160 cortes, que, comparado ao equipamento anterior, de 64 cortes, permite maior otimização das tomografias. Além disso, a tecnologia utiliza inteligência artificial, com o Deep Learning, para combinar a resolução espacial e propriedades de baixo ruído de reconstruções interativas baseadas em modelos avançados. O Advanced Intelligent Clear-IQ Engine (AiCE) pode oferecer baixo ruído, textura de imagem natural, resolução de alto contraste nítido e detectabilidade de baixo contraste. 

Sidnei Rodrigo Pozzobon é o técnico que opera a máquina e afirma que a aquisição traz benefícios aos pacientes, “faz com que reduza significativamente os índices de exposição dos pacientes a radiações”. Ainda, Sidnei vê benefícios para os médicos e estudantes, que podem ter contato com a tecnologia avançada, permitindo o aprendizado sobre ela. No mutirão, 50 exames foram realizados no equipamento. Segundo o técnico, ele teria capacidade para realizar ainda mais.

O próximo Dia E 

O primeiro mutirão promovido pelo Programa Ebserh foi no dia 05 de julho.  Segundo o superintendente Humberto Moreira Palma, há a intenção de realizar mais um Dia E até o final do ano, apesar de ainda não haver data marcada. “Mas, independentemente disso, vamos realizar outros mutirões de especialidades, o próximo será de ortopedia”, afirmou.  

Texto e fotos: Jessica Mocellin, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70474

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes