
Desde segunda (15) até esta sexta-feira (19), no Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM, estão sendo ministradas em formato concentrado as aulas da disciplina de “Potencial de produtividade de culturas agrícolas e eficiência no uso de recursos”.
Sob a coordenação do professor Alencar Zanon, a disciplina conta com a participação de Cesar Eugenio Quintero e de sua equipe, composta por Juan Pablo Hernández, Maria Zamero e Maria Romina Befani, todos professores da Universidade Nacional de Entre Rios (UNER), Argentina. Com a abordagem “Entendendo para manejar”, os participantes podem aprofundar seus conhecimentos sobre a interação entre solo, água, planta e atmosfera.
Esta é a terceira vez que a disciplina recebe professores estrangeiros: em 2024, o convidado foi Octavio Caviglia (UNER), e em 2019, Patricio Grassini, da Universidade de Nebraska (UNL), Estados Unidos.
Para Alencar, a presença internacional é fundamental. “A internacionalização é necessária na formação de mestres e doutores, pois permite trazer conhecimentos aplicáveis de fora do Brasil, enriquecendo a formação dos alunos dos programas de pós-graduação em Agronomia (PPGA) e Engenharia Agrícola (PPGEA)”, afirma.
O professor Cesar Quintero destaca a diversidade da turma. “Fico muito feliz com o grupo da disciplina. São dias cheios de aprendizado e troca de experiências. É gratificante quando se forma um grupo com pessoas de países diferentes, nesse caso, do Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai, Guiné-Bissau e Moçambique, pois cada integrante traz a sua realidade, enriquecendo muito o debate”, relata.
Já o aluno do PPGEA Marcel Guevara ressalta que está sendo uma imersão total. “Esta disciplina está me deixando muitos novos conhecimentos, que com certeza vou aplicar no meu trabalho de pesquisa. Agradeço aos professores por compartilhar seus conhecimentos e experiências”, destacou.
Na abertura da disciplina estiveram presentes a vice-reitora, Martha Adaime, e os professores Paulo Bayard, Nereu Streck e Diego Follmann, que deram as boas-vindas aos professores estrangeiros e destacaram a importância desse intercâmbio de
conhecimentos para a ciência e a pesquisa mundial.
Foto: Divulgação