O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFSM (NEABI) esteve presente na etapa nacional da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada em Brasília entre os dias 15 e 19 de setembro. O Núcleo já havia participado das conferências municipais e estadual, retomadas em 2025, que discutem e avaliam políticas públicas voltadas à questão étnico-racial no Brasil.
A Conapir reuniu representantes de todas as regiões do país, além de órgãos públicos e entidades da sociedade civil. O encontro discutiu três eixos principais: democracia, justiça racial e reparação, com foco em políticas voltadas a populações negras, indígenas, quilombolas, povos ciganos, comunidades de matriz africana e de terreiro, população LGBTQIAPN+, migrantes, refugiados e apátridas.
Durante a estada em Brasília, representantes do NEABI também participaram de reuniões em diferentes ministérios. No Ministério da Igualdade Racial, houve encontro com a Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), recentemente adotado pelo município de Santa Maria. No Ministério da Educação, foram realizadas duas agendas: na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), onde foram discutidas possibilidades de projetos em parceria com a UFSM, e na Secretaria de Ensino Superior (Sesu), sobre a viabilidade de novas moradias estudantis: a segunda unidade indígena e a primeira quilombola da instituição. O processo segue em análise pela Coordenadoria-Geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Educação.
Já no Ministério do Trabalho e Emprego, houve alinhamento sobre o Termo de Execução Descentralizada 26/23 (UFSM/MTE), referente ao projeto Tecendo Novos Saberes para a Transformação Social, executado pelo NEABI no âmbito do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional.