O segundo dia do Descubra UFSM 2025 movimentou o Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nesta sexta-feira (26), com intensa participação de escolas vindas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O evento, que combina divulgação de cursos, atividades culturais e integração com a comunidade, recebeu alunos de mais de 100 municípios e cerca de 300 instituições de ensino, entre escolas públicas e privadas.
A programação iniciou às 9h, com uma apresentação musical, que animou os estudantes, e mostra de cursos. No entendimento do técnico de som Paulo Coser, as atrações artísticas dão identidade ao Descubra. “É muito legal ver show de música brasileira e os estudantes chegando”, comentou.
Lucas Noimann, prestador de serviços da universidade, destacou o valor cultural da programação: “É massa o pessoal da região se apresentando, mostrando para os estudantes o que acontece artisticamente na cidade”. Já Alfredo Fioravante, técnico terceirizado da Hvinte, empresa responsável pelo palco, sonorização e iluminação da feira educacional, acrescentou que “as apresentações são legais para mostrar para o pessoal que Santa Maria tem cultura”.
A programação prosseguiu com o DJ Gabbe, que embalou o fim da manhã com um setlist variado. As atrações reforçaram o caráter plural da feira, que vai além da exposição de cursos, de projetos e de serviços. O Descubra aproxima a comunidade do ambiente universitário também pela cultura local.
Estudantes de diferentes regiões visitam o Descubra
Ao percorrer a Cidade de Lonas, os estudantes buscaram informações sobre carreiras e cursos da UFSM. Jovens de Tupanciretã, como Vitória Nascimento e Nathany Pinto,compartilharam expectativas positivas sobre a participação no Descubra. Para Vitória, que pensa em cursar Psicologia ou Educação Física, a experiência foi “incrível”. A colega Nathany expressou interesse pela Pedagogia e contou que “veio conhecer o curso para estudar na UFSM”.
Estudantes vieram de Arroio do Sal, Ibirubá, Giruá, Júlio de Castilhos, Restinga Seca, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Santo Augusto e Três de Maio. Os grupos enfrentaram trajetos de até cinco horas de viagem. A professora Rosenara Friedrich, coordenadora educacional do Colégio Marista de Santo Ângelo, destacou que a iniciativa de participar do Descubra partiu dos próprios alunos. “O Descubra mostra muitas possibilidades, amplia os horizontes. E, por isso, os alunos propuseram vir para o evento”, comentou a docente. A supervisora Raquel Rieck, da Escola José Mânica, de Santa Cruz do Sul, completou: “abre uma gama de conhecimentos. Estamos aqui para fazer eles voarem”.
Isabelly Hendges e Felipe Sieben, estudantes do segundo ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) de Ibirubá, contaram que estão inscritos no Vestibular da UFSM. Os estudantes ainda não decidiram seus futuros cursos mas, com o Descubra, esperam mudar esse cenário. Para Ana Júlia da Silva, estudante do mesmo instituto, o evento despertou seu interesse pela Medicina Veterinária. De Santo Augusto, Júlia Pedrari, em sua primeira visita ao Descubra, afirmou: “Já chegamos querendo ver tudo, expectativas lá em cima”, ao buscar informações sobre o curso de Direito.
Escolas de Arroio do Sal trouxeram estudantes do ensino fundamental e médio. Conforme a professora Caroline dos Anjos, do Colégio Princesa Isabel, o Descubra é uma potência de integração científica e formação de indivíduos. A docente ainda revelou, com alegria, que “muitos dos nossos ex-alunos já estão na Universidade de Santa Maria”.
De Giruá, o estudante Bernardo Melim avaliou a feira como uma oportunidade de se aproximar da carreira que pretende seguir: “Ter uma visão de como funciona a área administrativa ajuda a ter noção para quando começar a atuar”.
Em concordância com a fala de Bernardo, a professora de Biologia Cláudia Schneider, do Colégio Dom Hermeto de Três de Maio, ressaltou que “a experiência tira dúvidas e ajuda a explorar mais a universidade em si”.
As estudantes Liandra Barroso e Luiza Bitencourt, da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Rocha, de Santa Maria, concordam que o Descubra auxilia na escolha profissional. As duas têm interesse pela área da saúde. Liandra quer fazer Terapia Ocupacional. Já Luiza deve cursar Farmácia.
Confira a programação
O Descubra segue até sábado (27), das 9h às 17h, no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (confira o Mapa Descubra UFSM 2025).
A programação completa, gratuita e aberta ao público, segue abaixo:
Sexta (26)
Tarde
12h45min às 14h: DJ Octave
14h às 14h40min: Descubra Dança – Mostra de criações coreográficas de discentes dos cursos de Dança da UFSM, com finalização de cypher de hip hop
14h45min às 15h45min: Dj Vini
15h45min às 16h30min: Vídeo Caça Tormenta: A Ciência atrás das Tempestades
16h30min às 17h: Descubra Dança – Mostra de criações coreográficas de discentes dos cursos de Dança da UFSM, com finalização de cypher de hip hop
Sábado (27)
Manhã
9h às 12h: Ação sobre saúde mental
12h às 12h30min: Simulação de Manobra de Heimlich, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Tarde
13h às 15h: DJ Capsm
15h às 15h40min: Concerto da Orquestra Viva
15h45min às 17h: Dj Vini
Cobertura colaborativa entre a Agência de Notícias e os cursos de Comunicação Social (Facos) da UFSM.
Texto: Luiza Kaiper Airoldi, estudante de Jornalismo
Apuração: Luana Borgmann e Luiza Kaiper Airoldi, estudantes de Jornalismo
Fotos: Daniel Michelon De Carli, da Agência de Notícias, e Luiza Kaiper Airoldi, estudante de Jornalismo
Revisão: Luciana Menezes Carvalho, professora de Jornalismo
Edição: Maurício Dias e Pedro Moro, da Agência de Notícias