Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Descubra UFSM 2025 aposta em atividades culturais e auxilia na escolha de futuras profissões

Evento reúne apresentações culturais, estandes de cursos e vivências acadêmicas que aproximam a universidade da comunidade externa



Foto colorida horizontal do Descubra. A imagem mostra um local com fechado com uma estrutrua de lonas e com muitas pessoas com roupas casuais em pé. Ao fundo, um toldo em azul com a marca do Descubra.
A manhã de sexta reuniu jovens de diferentes cidades interessados em tirar dúvidas sobre cursos e profissões

O segundo dia do Descubra UFSM 2025 movimentou o Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nesta sexta-feira (26), com intensa participação de escolas vindas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O evento, que combina divulgação de cursos, atividades culturais e integração com a comunidade, recebeu alunos de mais de 100 municípios e cerca de 300 instituições de ensino, entre escolas públicas e privadas.

A programação iniciou às 9h, com uma apresentação musical, que animou os estudantes, e mostra de cursos. No entendimento do técnico de som Paulo Coser, as atrações artísticas dão identidade ao Descubra. “É muito legal ver show de música brasileira e os estudantes chegando”, comentou.

Lucas Noimann, prestador de serviços da universidade, destacou o valor cultural da programação: “É massa o pessoal da região se apresentando, mostrando para os estudantes o que acontece artisticamente na cidade”. Já Alfredo Fioravante, técnico terceirizado da Hvinte, empresa responsável pelo palco, sonorização e iluminação da feira educacional, acrescentou que “as apresentações são legais para mostrar para o pessoal que Santa Maria tem cultura”.

A programação prosseguiu com o DJ Gabbe, que embalou o fim da manhã com um setlist variado. As atrações reforçaram o caráter plural da feira, que vai além da exposição de cursos, de projetos e de serviços. O Descubra aproxima a comunidade do ambiente universitário também pela cultura local.



Foto colorida horizontal de estande do curso de Terapia Ocupacional. A imagem mostra um seis meninas atrás do estante e duas moças, de costas, voltadas para o estande. No estande, vários objetos e banners com o nome do cursos
Mostra de cursos traz todas as graduações da UFSM, como Terapia Ocupacional

Estudantes de diferentes regiões visitam o Descubra

Ao percorrer a Cidade de Lonas, os estudantes buscaram informações sobre carreiras e cursos da UFSM. Jovens de Tupanciretã, como Vitória Nascimento e Nathany Pinto,compartilharam expectativas positivas sobre a participação no Descubra. Para Vitória, que pensa em cursar Psicologia ou Educação Física, a experiência foi “incrível”. A colega Nathany expressou interesse pela Pedagogia e contou que “veio conhecer o curso para estudar na UFSM”. 

Estudantes vieram de Arroio do Sal, Ibirubá, Giruá, Júlio de Castilhos, Restinga Seca, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Santo Augusto e Três de Maio. Os grupos enfrentaram trajetos de até cinco horas de viagem. A professora Rosenara Friedrich, coordenadora educacional do Colégio Marista de Santo Ângelo, destacou que a iniciativa de participar do Descubra partiu dos próprios alunos. “O Descubra mostra muitas possibilidades, amplia os horizontes. E, por isso, os alunos propuseram vir para o evento”, comentou a docente. A supervisora Raquel Rieck, da Escola José Mânica, de Santa Cruz do Sul, completou: “abre uma gama de conhecimentos. Estamos aqui para fazer eles voarem”.

Isabelly Hendges e Felipe Sieben, estudantes do segundo ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) de Ibirubá, contaram que estão inscritos no Vestibular da UFSM. Os estudantes ainda não decidiram seus futuros cursos mas, com o Descubra, esperam mudar esse cenário. Para Ana Júlia da Silva, estudante do mesmo instituto, o evento despertou seu interesse pela Medicina Veterinária. De Santo Augusto, Júlia Pedrari, em sua primeira visita ao Descubra, afirmou: “Já chegamos querendo ver tudo, expectativas lá em cima”, ao buscar informações sobre o curso de Direito.

Escolas de Arroio do Sal trouxeram estudantes do ensino fundamental e médio. Conforme a professora Caroline dos Anjos, do Colégio Princesa Isabel, o Descubra é uma potência de integração científica e formação de indivíduos. A docente ainda revelou, com alegria, que “muitos dos nossos ex-alunos já estão na Universidade de Santa Maria”. 

De Giruá, o estudante Bernardo Melim avaliou a feira como uma oportunidade de se aproximar da carreira que pretende seguir: “Ter uma visão de como funciona a área administrativa ajuda a ter noção para quando começar a atuar”.

Em concordância com a fala de Bernardo, a professora de Biologia Cláudia Schneider, do Colégio Dom Hermeto de Três de Maio, ressaltou que “a experiência tira dúvidas e ajuda a explorar mais a universidade em si”.

As estudantes Liandra Barroso e Luiza Bitencourt, da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Rocha, de Santa Maria, concordam que o Descubra auxilia na escolha profissional. As duas têm interesse pela área da saúde. Liandra quer fazer Terapia Ocupacional. Já Luiza deve cursar Farmácia.

 
Foto colorida horizontal de duas meninas em um estudante de desenho. As duas seguram lápis coloridos e desenho em folhas de papel. Uma terceria moça, em pé e de costas, olha para uma folha de papel como se estivesse lendo. Ao redor das moças, pessoas transitam pela feira.
Descubra oferece atividades participativas, como as da Rua das Artes

Confira a programação

O Descubra segue até sábado (27), das 9h às 17h, no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (confira o Mapa Descubra UFSM 2025). 

A programação completa, gratuita e aberta ao público, segue abaixo:

Sexta (26)

Tarde

12h45min às 14h: DJ Octave

14h às 14h40min: Descubra Dança – Mostra de criações coreográficas de discentes dos cursos de Dança da UFSM, com finalização de cypher de hip hop

14h45min às 15h45min: Dj Vini

15h45min às 16h30min: Vídeo Caça Tormenta: A Ciência atrás das Tempestades

16h30min às 17h: Descubra Dança – Mostra de criações coreográficas de discentes dos cursos de Dança da UFSM, com finalização de cypher de hip hop

Sábado (27)

Manhã

9h às 12h: Ação sobre saúde mental

12h às 12h30min: Simulação de Manobra de Heimlich, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Tarde

13h às 15h: DJ Capsm

15h às 15h40min: Concerto da Orquestra Viva

15h45min às 17h: Dj Vini

 

Cobertura colaborativa entre a Agência de Notícias e os cursos de Comunicação Social (Facos) da UFSM.

Texto: Luiza Kaiper Airoldi, estudante de Jornalismo

Apuração: Luana Borgmann e Luiza Kaiper Airoldi, estudantes de Jornalismo

Fotos: Daniel Michelon De Carli, da Agência de Notícias, e Luiza Kaiper Airoldi, estudante de Jornalismo

Revisão: Luciana Menezes Carvalho, professora de Jornalismo

Edição: Maurício Dias e Pedro Moro, da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70754

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes