Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pioneira no país, UFSM tem disciplina voltada ao esporte orientação 

Componente curricular capacita estudantes para o desenvolvimento de cartografia ligada ao esporte



Infográfico ilustrado e colorido que explica, de maneira simples, como funciona o esporte orientação. Com fundo azul, mostra um percurso sinuoso em meio à natureza. Três pessoas sobre o percurso  representam os atletas em diferentes pontos desse percurso. Na parte superior um menino segura um mapa, ao lado dele há o texto “Para a prática é necessário utilizar um mapa ou bússola para sua realização. Os atletas saem juntos do mesmo ponto de partida”. No meio da imagem uma menina segura uma bússola, próximo a ela há um símbolo redondo com a palavra “controle” e ao lado dela o texto “passam por pontos de controle, marcados no terreno e que exigem comprovação que o atleta passou por aquele determinado local, em algumas situações esse ponto de controle é eletrônico”. Na parte inferior da imagem uma menina corre em direção a uma faixa amarela onde está escrito “chegada”, próximo a ela o texto “após a passagem pelos pontos de controle, no menor tempo possível, o praticante se encaminha para a chegada do percurso e se consagra vencedor quem chegar primeiro”. 
O curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento, do Colégio Politécnico da UFSM, tem nova disciplina voltada para a extensão. Implementada neste segundo semestre de 2025, a disciplina de “Cartografia temática para atividades esportivas e de lazer na natureza” é pioneira não só na Universidade, como também no Brasil.

O professor voluntário do curso José Nilton Silva Vargas, responsável pelas aulas, destaca que o objetivo da disciplina é “qualificar os nossos futuros profissionais, geógrafos ou tecnólogos em geoprocessamento para que trabalhem com uma cartografia temática ligada à atividade esportiva que acontece na natureza”.

Parceria com escolas

A disciplina é organizada de maneira que contemple conhecimentos práticos e teóricos. Além da sala de aula, o conhecimento em relação à cartografia do esporte orientação será levado para as escolas municipais de Santa Maria, por meio de assessorias aos professores para que as atividades sejam praticadas nas escolas.

Essa parceria também está inserida no projeto OrientaCampus, em que a disciplina é o suporte para apoiar as oficinas de capacitação de professores na elaboração de mapa pedagógico para a iniciação no esporte orientação. As oficinas têm o objetivo de ensinar como elaborar mapas pedagógicos para utilização em sala de aula, pensando na realidade dos espaços disponíveis para desenvolver o esporte orientação nas escolas municipais.

Para a finalização da disciplina de “Cartografia temática para atividades esportivas e de lazer na natureza”, o professor explica o que será desejado: “um mapa para atividades, que chamamos de sprint, que são feitas em áreas urbanizadas, como em parques, em uma escala de 1 para 4.000. O sprint vai usar um conjunto de símbolos temáticos que são balizados pela Federação Internacional em um documento chamado Espron, que são as especificações internacionais para mapas”.

O esporte orientação

Essa atividade, esportiva ou de lazer, acontece na natureza, que é o campo do jogo. Para a prática, é necessário utilizar um mapa ou bússola. Os atletas saem juntos do mesmo ponto de partida, passam por pontos de controles, marcados no  terreno, que exigem comprovação que o atleta passou por aquele determinado local – em algumas situações esse ponto de controle é eletrônico. Após a passagem pelos pontos de controle, no menor tempo possível, o praticante se encaminha para a chegada do percurso. Consagra-se vencedor quem chegar primeiro.

O esporte possui as modalidades pedestre, precisão, em bicicleta e em esqui. A modalidade pedestre é disputada pelo competidor a pé nas distâncias sprint, média, longa e maratona. A modalidade de precisão é disputada por atletas com deficiência, enquadrados nas regras do Comitê Paralímpico. Na modalidade com o uso da bicicleta, o atleta tem que chegar nos controles com a bicicleta, pode cortar caminho, mas não pode sair fora da trilha. E na modalidade esqui, o atleta realiza o percurso na neve. 

Equipe de orientação da UFSM 

A Universidade conta com uma equipe da modalidade desde 2019, que surgiu para disputar uma competição universitária. Atualmente, a equipe é composta por seis atletas, sendo três mulheres e três homens. Em agosto, a equipe disputou o Campeonato Gaúcho e conquistou medalhas de campeão e vice-campeão. Um dos vencedores foi o professor José Nilton, que treina a equipe. 

Para participar da equipe de orientação da Universidade, basta demonstrar interesse por meio do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD). Nos próximos semestres, o objetivo ofertar a modalidade no Esporte Universitário.

Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Design gráfico: Lisa de Mello, estudante de Desenho Industrial e estagiária na Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70720

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes