Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM abre possibilidade para licenciamento da sua marca

Proinova conduz processo que permite a empresas interessadas utilizar oficialmente os símbolos da universidade



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está ampliando as formas de proteção e gestão da sua marca. A Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) publicou o Edital de Oferta Pública de Tecnologias, que inclui a possibilidade de empresas interessadas solicitarem o licenciamento oficial da marca da instituição.

A UFSM possui registros da sua marca desde 1997, incluindo o monograma e o brasão em diferentes versões, protegidos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Agora, por meio do edital, empresas poderão negociar o uso da marca de forma regularizada e contratual.

Segundo a chefe do Núcleo de Prospecção e Valoração, Cibele Silva do Couto, o movimento começou a partir do interesse de uma empresa da área de vestuário em utilizar a marca da UFSM.

Como funciona

O Edital de Oferta Pública de Tecnologias reúne todas as marcas e criações da UFSM que estão disponíveis para licenciamento. Empresas de diferentes áreas podem se inscrever, desde que a proposta esteja de acordo com o interesse institucional. Não há limite de participantes, e cada caso é avaliado individualmente. O edital dá publicidade às tecnologias protegidas e oportuniza a transferência de tecnologia no âmbito da instituição. No momento em que empresas têm interesse no licenciamento, a Proinova inicia as negociações para formalização do contrato”, detalha Cibele.

Além de proteger a marca, o licenciamento também gera retorno financeiro. Conforme a Política de Propriedade Intelectual da UFSM, prevista na Resolução UFSM nº 198/2025, os ganhos são divididos em três partes: uma parcela vai para os criadores, outra para a unidade da universidade onde eles atuam, e a terceira para a Proinova. 

Quem pode se inscrever: qualquer empresa interessada, mediante avaliação institucional

Como se inscrever: contato com o Núcleo de Prospecção e Valoração da Proinova

Prazo: o edital é de fluxo contínuo

Edital completo: acesse aqui

Dúvidas: proinova.npv@ufsm.br

Texto: Marina Brignol, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70866

Publicações Recentes