
No sábado (18), a Cia. Diácono promoveu um evento de dança completo na universidade, com oficinas, mostras e concursos no prédio 42 e no auditório anexo. O projeto, que existe desde 2005, atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon, e busca amenizar danos gerados pela vulnerabilidade social e econômica, promovendo o desenvolvimento das crianças e jovens, por meio da cultura hip hop.
Apesar de ser a 4ª edição da Cia. Diácono, o evento nunca tinha sido realizado antes na UFSM. O coordenador do projeto e membro da Incubadora Social da UFSM, Vinicius Coelho Rodrigues, conta sobre como tem sido importante realizar essa parceria com a universidade: “Na verdade, para nós tem sido incrível. Dessa forma, o evento vai se tornando muito maior do que já é”.
Diversas escolas de Santa Maria e da região prestigiaram o evento. A programação começou pela manhã, com oficinas de danças contemporâneas e de hip hop. E durante o período da tarde ocorreram as mostras e competições dos alunos.
A professora da escola Cia. de Dança de Camargo, Denise Van Camargo, compartilhou que esse ano a escola trouxe para o festival uma turma infantil (dos 6 aos 10 anos), para os alunos mais novos adquirirem experiência de palco desde cedo.


A professora disse que houve muita preparação para as apresentações. “Essa semana teve bastante ensaio, as meninas começavam a ensaiar às 19h e ficavam até as últimas horas para poder representar bem a escola aqui no evento. Elas estão muito ansiosas, porque essa é apenas a segunda competição delas”, relatou.
As alunas do grupo Zero 5 Company, também estiveram presentes no evento, e compartilharam suas experiências nas atividades. A dançarina Prisley Lopes Soares participou da oficina de dança contemporânea e K-pop. “Foi muito legal, foi ótimo porque deu para adquirir bastante aprendizado, eu gostei muito”, disse.
O evento foi totalmente gratuito e contou com um público de cerca de 400 pessoas. De bailarinos, foram 135, integrantes de grupos não só de Santa Maria, mas também de municípios como Sant’Anna do Livramento e São Francisco do Sul.


Atividades da Cia. Diácono
A Cia. Diácono realiza aulas/encontros regulares, duas vezes por semana, com duração de duas horas, acompanhando o ano letivo da escola. Além disso, o projeto não conta com qualquer auxílio financeiro.
O professor Vinícius destaca que a concretização do evento é a realização de um sonho. “Para nós, é incrível. É um sonho poder fazer um evento que as pessoas possam vir e se divertir, brincar, dançar. E ainda poder levar um trofeuzinho para casa, que é gratificante. Para nós, isso é muito gratificante”, ressaltou.
Mais informações no Instagram da Cia. Diácono.
Texto: Ellen Schwade, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Jessica Mocellin, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti