Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM representa o Brasil em simpósio internacional sobre produtividade agrícola na China

Alencar Zanon foi convidado para apresentar resultados do projeto Soybean Money Maker



foto colorida horizontal de um homem de terno escuro, óculos, falando ao microfone em um palco de tom amadeirado, olhando de lado para um grande telão onde há um mapa do brasil e dados sobre a produção agrícola
Zanon participou do evento nesta semana na Huazhong Agricultural University

A UFSM marcou presença em Wuhan, China, em um dos mais importantes debates sobre a produção de alimentos. O professor Alencar Junior Zanon, do curso de Agronomia e dos programas de pós-graduação em Agronomia e Engenharia Agrícola, representou a instituição e o Brasil no International Symposium on Global Crop Yield Potential (Simpósio Internacional sobre Potencial de Produtividade Global de Culturas), realizado de segunda (20) a quinta-feira (23) na Huazhong Agricultural University.

O simpósio reuniu pesquisadores de instituições de destaque global, como a Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA), a Universidade de Mar del Plata (Argentina), o Instituto de Pesquisa do Arroz das Filipinas e a Universidade Agrícola de China, contando com representantes de diversos países do mundo.

Zanon apresentou os resultados do projeto Soybean Money Maker (SMM), desenvolvido na UFSM. O SMM dedica-se a compreender as limitações das lavouras de soja no Brasil, fornecendo dados e recomendações técnicas para os produtores com o intuito de conciliar aumento da produção de soja com a redução do impacto ambiental. Além disso, dados levantados pelo SMM também servem de base para trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses dos integrantes da Equipe FieldCrops, coordenada por Zanon.

Membro do corpo editorial da revista Crop and Environment (considerada uma das 10 melhores na área de agronomia), Zanon ressaltou a honra do convite e destacou a qualidade da pesquisa no país anfitrião. “Fico muito surpreso e gostaria de destacar a pesquisa das universidades chinesas, pelo seu foco dentro da lavoura do produtor, entendendo todas as realidades que acontecem no ambiente de produção”, afirmou.

Para o futuro, a cooperação internacional será essencial. “O próximo passo, logo após construir este networking global, é conduzir experimentos para entender o máximo que pode ser produzido na atual área agricultável, onde nós, da Equipe FieldCrops, estaremos representando o Brasil nesses trabalhos”, destaca o professor.

Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71099

Publicações Recentes