Nesta sexta-feira (31), às 15h30min, ocorre no Acervo Artístico da UFSM a abertura da mostra fotográfica “Não Estou Lá”, do artista visual Victor Hugo Cecatto, falecido em março deste ano. Realizada sob a curadoria da professora Reinilda Minuzzi, do Departamento de Artes Visuais, a exposição é composta por cerca de 70 impressões de fotografias de temas variados, incluindo cópias de fotos originais. Elas retratam um pouco da trajetória do autor no período de 1984 a 2024. Com um percurso que inclui experiência no exterior, Cecatto foi um profissional atuante na cena cultural brasileira, sobretudo no Rio de Janeiro, cidade na qual viveu e trabalhou por mais de 20 anos.
Em 1984, ele formou-se em Administração pela UFSM, onde também estudou Comunicação Visual, até 1988. No ano seguinte, muda-se para os Estados Unidos, tendo frequentado cursos de extensão nas áreas de fotografia e computação gráfica na University of California Los Angeles (UCLA), além de trabalhar no laboratório fotográfico L.A. Photoworks.
Começou profissionalmente como fotógrafo e depois passou a trabalhar também como designer gráfico. Ilustrou diversos livros e campanhas publicitárias, como também capas de discos de artistas como Lulu Santos, Adriana Calcanhoto, Gabriel o Pensador, Paulinho Moska, Raimundos, Cidade Negra, Fernanda Abreu e Wagner Tiso, entre outros.
No teatro, trabalhou como designer e fotógrafo com diretores e atores como Gerald Thomas, Clarissa Freire, Diogo Vilela, Guilherme Leme, Marcus Avisi, Ernesto Piccolo, João Fonseca, Alexandre Reinecke e Victor Garcia Peralta, entre outros. Em arquitetura, também desenvolveu projetos cenográficos e de design de superfície.
A previsão é que a mostra ocupe o salão de exposições do acervo (localizado nos fundos da Biblioteca Central) durante todo o mês de novembro. A exposição é realizada em parceria entre o Acervo Artístico e a Pró-Reitoria de Extensão.