Após a cerimônia de entrega de chaves, realizada na tarde de 24 de outubro, que reuniu diversas lideranças acadêmicas e equipes de pesquisa, o Museu do Conhecimento se prepara para sediar a 4ª edição da Jornada Acadêmica Integrada Mirim (JAI Mirim).
A solenidade da semana passada marcou um novo e importante espaço para a educação museológica e a ciência na região. O ato contou com a presença do reitor, professor Luciano Schuch, e da vice-reitora, professora Martha Adaime, de pró-reitores, de diretores de unidades de ensino, coordenadores de cursos, chefias de departamentos, docentes e discentes que presenciaram a inauguração das placas e a entrega oficial das chaves do Museu, seguidos das exposições.
Os pesquisadores dos Laboratórios Multiusuários do Museu apresentaram exposições e apresentações de seus projetos e produtos distribuídos em seis totens digitais. A atividade ainda contou com encenação com roteiro baseado nas Bruxas de Salem, de Arthur Miller. A esquete dirigida pela professora Dulce Mörschbächer e encenada por estudantes da Escola de Artes Eduardo Trevisan, EMAET, no átrio, destacou a importância da cultura, da arte de ciência andarem juntas.
O reitor destacou a vocação do novo espaço para unir a comunidade e o conhecimento: “Este espaço é a concretização do nosso compromisso em levar a ciência para além dos muros da Universidade. É um lugar de encontro, de descoberta e de democratização do conhecimento. Sua inauguração representa um passo gigantesco para a popularização da ciência e para o impacto social da UFSM.”
JAI Mirim
A JAI Mirim será realizada na próxima quarta-feira (5) e terá 109 projetos desenvolvidos por estudantes. A diversidade de temas e a participação recorde marcam a edição deste ano, que reunirá trabalhos de 67 escolas.
A equipe do Museu do Conhecimento reforça a essência deste novo espaço: ‘Tornar a ciência visível e acessível é o primeiro passo para formar futuros pesquisadores. O Museu será um laboratório vivo, potencializando a qualidade do ensino e a formação de nossos estudantes e professores, desde a educação básica até a pós-graduação.”
Texto: Fabiane Gomes – Mestranda PPGTER/UFSM
Registros Fotográficos: Bianca Petry Bortoluzzi – Bolsista do Museu