
A XV edição do Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI) reuniu estudantes, pesquisadores(as) e profissionais no Salão Social do Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen (IFFar/FW), nos laboratórios do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) e no Salão Nobre da Associação Empresarial do município (AEFW). A iniciativa, realizada entre 3 e 7 de novembro, é promovida conjuntamente pela UFSM/FW e pelo IFFar/FW e, nesta edição, teve como tema central a Inteligência Artificial (IA).
Ao longo da programação, o EATI contou com palestras e minicursos, proporcionando atualização de conhecimentos e troca de experiências entre os(as) participantes. O evento também buscou fortalecer os vínculos entre estudantes, comunidade e mercado de trabalho, estimulando o diálogo sobre o papel da tecnologia no desenvolvimento regional.
Palestras
Entre os palestrantes convidados, esteve Cleber Zanchettin, doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) e referência nacional na área. Cleber abordou o tema “IA para Negócios”, além de ministrar as palestras “IA para Todos: Descubra, Use e Entenda” e “Aumento de Produtividade no Desenvolvimento de Softwares utilizando IA”, destacando como as ferramentas de IA podem ser aplicadas no comércio, na indústria e na tecnologia, tornando as rotinas empresariais e profissionais mais eficientes e estratégicas.
A programação contou ainda com Lucas Machado da Palma, gerente de projetos no Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apresentou a palestra “Documentos Eletrônicos na Era das Credenciais Verificáveis”, com reflexões fundamentais sobre segurança, autenticidade e confiabilidade na era dos documentos eletrônicos.
Outro destaque foi a palestra “Desvendando a IA: Estratégias para Inovar’”, ministrada por Douglas Pereira, pós-graduado em MBA em Gestão de Pessoas e em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que trouxe uma visão de gestão e inovação, buscando mostrar como pensar estratégias para inovar com o uso da IA nas organizações. O público também acompanhou o relato de Gabriel Ferreira Umbelino, engenheiro de software sênior na Upsiide, que compartilhou sua experiência internacional na palestra “Trabalhando para o Exterior”, abordando desafios, oportunidades e competências exigidas no mercado global de tecnologia.
Sobre a programação do EATI
De acordo com André Fiorin, docente do IFFar/FW e um dos organizadores do evento, a escolha da temática surgiu a partir de um debate entre os alunos dos diretórios acadêmicos dos cursos envolvidos, considerando a relevância e o crescimento do debate sobre IA nos últimos anos e a consolidação das credenciais digitais verificáveis, duas áreas que estão transformando tanto o mercado quanto a forma como as pessoas se relacionam com a informação e com a tecnologia. “A IA deixou de ser um tema do futuro para se tornar uma ferramenta do presente, nas empresas, na educação, no setor público, entre outros. O XV EATI veio para discutir esses temas de forma prática, aproximando o conhecimento técnico da realidade das organizações e da vida das pessoas. As credenciais verificáveis, por sua vez, interessam tanto à área acadêmica quanto à sociedade, pois impactam diretamente a forma como validamos diplomas, certificados e identidades digitais”, destacou o organizador.
O evento aproximou o ambiente acadêmico das tendências reais do mercado e reforçou o seu papel como espaço de inovação, integração e desenvolvimento regional, reafirmando o compromisso da UFSM/FW e do IFFar/FW com a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento científico e tecnológico da região do Alto Médio Uruguai.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFSM/FW
Fotos: Aline Eduarda Iora, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW