Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Relações Públicas presta assessoria de comunicação para ONGs de Frederico Westphalen

Foram desenvolvidas ações como campanhas institucionais, gestão de mídias sociais, eventos e relacionamento com a imprensa



Há mais de cinco anos as disciplinas de Assessoria de Relações Públicas I e II, do Curso de Relações Públicas do Campus da UFSM em Frederico Westphalen (UFSM/FW), prestam assessoria a ONGs da cidade. Em 2025, foram quatro entidades atendidas: Associação dos Deficientes Físicos (ADF), Comunidade Terapêutica Bárbara Maix, Sociedade Frederiquense de Promoção do Menor (Promenor) e Lar de Idosos São Vicente de Paulo.

O objetivo é auxiliá-las na comunicação, tendo em vista que as organizações não contam com profissionais ou equipes disponíveis exclusivamente para esta finalidade. Busca-se ainda capacitar na prática os estudantes a diagnosticar, planejar e desenvolver estratégias comunicacionais para empresas, instituições e organizações não-governamentais.

A partir das disciplinas já foram desenvolvidos diversos projetos de comunicação, como campanhas institucionais, gestão de mídias sociais digitais, eventos e relacionamento com a imprensa. “A assessoria às ONGs faz parte da extensão universitária inserida nas disciplinas, sendo uma prática constante na comunidade local e regional, o que contribui para o desenvolvimento social”, relata o professor Jones Machado.

Em 2025, os estudantes desenvolveram as seguintes ações para as organizações:

Promenor: fortalecimento da presença digital, campanha de apadrinhamento de oficinas e evento de Dia das Crianças.

Bárbara Maix: evento beneficente, oficinas às atendidas e campanha de visibilidade.

ADF: campanha institucional e evento beneficente.

Lar de Idosos: evento de integração e mural de memória.

Neste ano, participaram as estudantes Aline Iora, Ana Valentina Ferreira, Djenabu Sané, Eduardo Figueira, Isadora Vaz, Júlia Gonsalo, Júlia Weber, Marina Monteiro, Raíssa Bueno, Sabrina Lins e Thais Trindade.

Com conceito 5 (nota máxima) atribuído pelo Ministério da Educação, o curso de Relações Públicas da UFSM/FW existe há 16 anos. Neste período, formou mais de 150 profissionais, que atuam na cidade, na região, em outros estados e países. A cada ano são ofertadas 30 vagas, por meio do Vestibular, Processo Seletivo Seriado (PSS) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Texto: Assessoria de Comunicação da UFSM/FW

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71412

Publicações Recentes