O InovaTec UFSM Parque Tecnológico, em parceria com a Embaixada da Espanha, realiza o webinar “Espanha hoje: economia, setores-chave, vistos e soft landing para empresas brasileiras” no dia 25 de novembro, às 11h. O evento será aberto para toda a comunidade santa-mariense e oferece uma oportunidade de estreitar relações e explorar novas parcerias internacionais.
O webinar faz parte do programa Empreendedor Internacional, uma iniciativa estratégica, desenvolvida pelo InovaTec UFSM, que visa conectar startups e empresas do ecossistema de inovação da Universidade Federal de Santa Maria com oportunidades de conexão globais. Nesta edição, o programa contará com a participação da Invest in Spain, organização vinculada ao ICEX España Exportación e Inversiones, o instituto público que promove as exportações e investimentos espanhóis.
Durante o webinar, os participantes terão a oportunidade de conhecer programas voltados para a internacionalização de empresas brasileiras, com destaque para duas iniciativas:
Rising-up in Spain: programa que oferece uma série de benefícios para empreendedores brasileiros interessados em expandir seus negócios para a Espanha. Entre as vantagens estão a concessão de um visto de empreendedor, acesso à assessoria jurídica especializada, apoio à aceleração de startups, mentorias, treinamentos e, principalmente, a possibilidade de integrar redes de investidores e parceiros estratégicos no país. O objetivo é facilitar o “soft landing” de empresas brasileiras na Espanha, reduzindo as barreiras de entrada no mercado e promovendo uma transição mais suave e estruturada.
Spain-Latam Scale-up: é o principal programa de apoio à integração de startups latino-americanas no ecossistema empresarial espanhol. Consiste na imersão de um grupo selecionado de empresas durante o período de uma semana.
O evento será realizado de forma remota, por meio de videoconferência no Google Meet, e estará aberto gratuitamente a todos os interessados.
Compromisso com a internacionalização
O InovaTec UFSM promove ações como esta com a visão de promover e facilitar a entrada de empresas do ecossistema de inovação da UFSM e de Santa Maria no mercado internacional. Por isso, o Parque Tecnológico permanece mapeando e dialogando com embaixadas de diversos países, para identificar aquelas que possuam interesse e visão estratégica alinhada à oferta de espaços, programas e conexões para startups brasileiras.
Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM.
Edição: Jéssica Medeiros, assistente de comunicação do InovaTec UFSM.